João Almeida tinha o ás de trunfo para a última cartada na Volta a Burgos. O português da UAE Emirates venceu a derradeira etapa da corrida espanhola, nas célebres Lagunas de Neila, e concluiu a prova na segunda posição da classificação geral, atrás do francês Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers).

PUB
Cube Stereo ONE

O triunfo de João Almeida foi celebrado nas redes sociais por Tadej Pogacar, principal figura da UAE Emirates, que tuitou a denominar João Almeida de ‘meu herói’ e de ‘rei’.

O campeão português de fundo concluiu os 170 quilómetros entre Lermas e Lagunas de Neila, contagem de montanha de categoria especial, à frente do colombiano Miguel Ángel López (Astana Qazaqstan), ambos com o mesmo tempo, e sete segundos menos do que Pavel Sivakov, que assim conquistou a Volta a Burgos.

“Hoje correu muito bem. É uma vitória especial porque os últimos meses foram muito difíceis, não me tenho sentido muito bem na bicicleta e estava difícil encontrar a forma”, referiu Almeida no final da etapa. Para o jovem corredor, “esta semana foi importante e que esta vitória resultou do facto de “neste dia em especial” ter-se “sentido bem para atacar”.

PUB
TrekFest 2024

“O próximo objetivo é a Volta a Espanha em duas semanas e vou para lá com a confiança reforçada. Agora vou descansar um pouco, fazer as últimas sessões de treino e tentar estar pronto”, adiantou João Almeida.

Na classificação geral, Almeida, que conquistou a sétima vitória em etapas da sua carreira, ficou a 35 segundos de Sivakov e com o mesmo tempo de López, terceiro posicionado. Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi sexto na etapa, a 28 segundos do compatriota, e caiu de terceiro para aquela posição na geral, a 47 segundos de Sivakov.

Rui Costa foi 61.º na etapa, a 8.39 minutos do companheiro de equipa na UAE Emirates, concluindo a prova no 43.º lugar, a 11.45 minutos de Sivakov.

Também vais gostar destes!