No vídeo acima podemos ver parta da conferência de imprensa de João Almeida, ontem, durante o Media Day do estágio que a UAE Emirates XRG está a realizar em Benidorm, em Espanha. Foi nesse momento que o português desvendou alguns pormenores da sua época de 2026.

PUB

Basicamente, João Almeida confirma a presença na Volta ao Algarve 2026 e esboçou o que pode ser o seu calendário completo para 2026 (ver mais abaixo). O português regressa ao Giro como líder da UAE Emirates e mantém ambições elevadas para uma temporada cheia de objetivos.

A época será assim novamente construída em torno do Giro d’Italia, onde o português da UAE Emirates regressa como líder da equipa e com ambições renovadas. Será um início de temporada sólido e focado, ao que parece.

De acordo com o que o site Girodociclismo.com.br refere e mostra, a estreia acontece na Volta a la Comunitat Valenciana (4 a 8 de fevereiro), antes da Volta ao Algarve, que acontece entre 18 e 22 de fevereiro.

Seguem-se duas provas chave: a Paris-Nice (8 a 15 de março) e a Volta a Catalunya (23 a 29 de março), ambas escolhidas como preparação direta para o grande objetivo da primavera.

O primeiro pico de forma culmina no Giro d’Italia, que decorre de 5 a 31 de maio. Almeida regressa à corrida onde já brilhou no passado, incluindo a vitória épica na etapa do Monte Bondone, em 2023, e onde acredita ter condições para lutar pelos primeiros lugares da geral.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

O percurso não me afeta muito, estou bem preparado.

O contrarrelógio de 40 km da 10.ª etapa pode favorecer as características do português, mas João assegura que a decisão de correr o Giro não dependeu disso: “O percurso não me afeta muito, estou bem preparado. Mais montanhas ou mais contrarrelógio não mudam muita coisa para mim. Gostaria de voltar ao Giro. Conversei com a direção e deram-me essa oportunidade”.

Questionado sobre a possibilidade de dividir a liderança com Isaac del Toro, João sorriu: “Acho que podem perguntar-lhe a ele mais tarde.” E Vingegaard no Giro? “Seria ótimo”.

Com Remco Evenepoel fora da equação, o nome que mais agita a discussão é o de Jonas Vingegaard, que poderá estrear-se no Giro. João Almeida não esconde a vontade de enfrentar o dinamarquês:

“Seria ótimo. Ele é um dos melhores e dá mais significado à corrida. Se venceres lá, as pessoas vão dizer que é um nível mais alto. Já corri com ele algumas vezes e seria uma prova incrível”.

PUB
Equipamentos GSG

Sobre a possibilidade de superar Vingegaard ao longo de três semanas, João respondeu com humor e confiança: “Todos são derrotáveis, certo? Bem… talvez não Pogačar”, brincou. “A Vuelta foi uma abordagem diferente, mas não temos medo de ninguém”.

Depois do Giro, o português deverá competir na Vuelta a Burgos (5 a 9 de agosto). E a época fecha com outro objetivo de grande peso: a Vuelta a España, de 22 de agosto a 11 de setembro, onde João procura melhorar o segundo lugar alcançado em 2025.

Este poderá ser o calendário de João Almeida em 2026:

  • 4 a 8 de fevereiro – Volta à Comunidade Valenciana
  • 18 a 22 de fevereiro – Volta ao Algarve
  • 8 a 15 de março – Paris-Nice
  • 23 a 29 de março – Volta à Catalunha
  • 5 a 31 de maio – Volta a Itália
  • 5 a 9 de agosto – Volta a Burgos
  • 22 de agosto a 11 de setembro – Volta a Espanha

Mais informações:
www.uaeteamemirates.com
Crédito das imagens:
X UAE Emirates

Também vais gostar destes!