Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) já teve, certamente, temporadas mais vitoriosas. Com “apenas” sete triunfos em 2025, o velocista belga ficou atrás dos seus principais rivais sprinters, Jonathan Milan (Lidl-Trek) (9) e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) (16), mas continua a brilhar nas principais corridas do calendário.

PUB
Equipamentos GSG

Vencedor de etapas na Volta a França e da Volta a Espanha, o belga vai alterar os seus objetivos para 2026, após já ter provado ser muito mais do que apenas um velocista. Vitorioso na Milão-San Remo em 2024 e duas vezes vice-campeão na Paris-Roubaix, o ex-camisola verde do Tour deverá dar muito mais ênfase às suas capacidades nas clássicas na próxima temporada, mesmo que isso signifique negligenciar um pouco o sprint puro.

Com Mathieu van der Poel e Jasper Philipsen, a equipa Alpecin-Deceuninck ostenta uma formidável dupla especialistas em clássicas, e a intenção é manter esse percurso: “É algo que também discutimos com a equipa”, disse o belga à TuttoBici. “A equipa está a tentar incentivar-me a focar-me mais nas clássicas, principalmente no início da temporada, e isso significa obviamente que me concentro menos nos sprints puros, mas não é um problema. Poder lutar pela vitória em corridas que sonho disputar, como Roubaix, é maravilhoso e facilita a concentração neste tipo de provas.”

Apesar de querer fazer das clássicas flamengas um objetivo concreto, não pretende abandonar as suas ambições em julho, tendo já conquistado dez etapas da Volta a França. E mesmo que a sua temporada de 2025 não tenha sido ao mesmo nível das duas anteriores, Jasper Philipsen mostra-se satisfeito: “Estou muito feliz por ter conseguido vestir tanto a camisola amarela no Tour como a camisola vermelha na Vuelta nestes últimos meses. Penso que é algo especial de alcançar numa só temporada.”

Na sua entrevista, o belga deixou ainda em aberto a possibilidade de participar no Giro de Itália, embora o seu calendário seja difícil de conciliar, uma vez que nunca participou na grande Volta italiana.

Crédito da imagem: Alpecin-Deceuninck/X 

PUB
Mondraker Arid Alloy

Também vais gostar destes!