Iúri Leitão foi segundo classificado na corrida por pontos do Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Grenchen, Suíça. Maria Martins também competiu esta quarta-feira, obtendo a nona posição na prova de eliminação.

PUB
Prototype

A corrida por pontos masculina foi disputada a um ritmo intenso desde a primeira das 160 voltas. E Iúri Leitão esteve ao ataque. O minhoto pontuou nos três primeiros sprints e, nesse período de corrida, ainda esteve no lote dos corredores que ganharam uma volta ao pelotão.

Cedo na prova, de 40 quilómetros, disputada a uma média de 52,545 km/h, percebeu-se que Iúri Leitão e o francês Benjamin Thomas eram os mais fortes. Nas contas finais, Thomas conseguiu ser mais consistente ao longo dos 16 sprints pontuáveis, conquistando a medalha de ouro, com 81 pontos. Iúri Leitão somou 61 e ficou com a medalha de prata. O terceiro lugar foi para o russo Vlas Shichkin, com 57.

«Foi uma corrida muito rápida de início ao fim. Demos duas voltas e, com isso, contribuímos para que vários corredores saíssem de prova. A luta pelo segundo lugar foi renhida e obrigou a grande concentração. Dedico este resultado à minha família, que é fundamental para os meus desempenhos, assim como ao professor Gabriel e a toda a Seleção de Pista», afirmou Iuri Leitão.

Maria Martins entrou em pista pouco depois, numa acidentada prova de eliminação, marcada por várias quedas, que obrigaram a duas interrupções. A corredora portuguesa, que fez quase toda a prova arriscando em posições recuadas e fechadas no grupo, foi a segunda a ser eliminada após o retomar da prova, o que lhe valeu o nono lugar final.

Na luta pelas medalhas brilhou a francesa Valentine Fortin, que bateu a italiana Letizia Paternoster na disputa do ouro. O bronze foi conquistado pela britânica Neah Evans.

Esta quinta-feira cumpre-se o terceiro dia de competição e Portugal estará representado por quatro corredores. Maria Martins tem a sua jornada mais importante, no concurso olímpico de omnium, cujas provas pontuáveis são o scratch (12h18), a corrida tempo (14h43), a eliminação (17h24) e a corrida por pontos (19h00).

PUB
Giant TCR 2024

João Matias está escalado para a perseguição individual, cuja fase de apuramento se disputa entre as 13h09 e as 14h20. Caso esteja entre os quatro mais rápidos, o jovem luso disputa a final, apontada para as 18h37. Rui Oliveira estreia-se neste Campeonato da Europa na final direta de scratch, às 18h06.

Também vais gostar destes!