Uma semana adepois do Mundial em Kigali e antes do último ‘monumento’ da temporada, a Volta à Lombardia, disputou-se uma das clássicas mais antigas, o Giro dell’Emilia. Na 108ª edição da prova de Bolonha, Isaac del Toro voltou a impor a sua lei!

PUB
Mondraker Arid Alloy

Com uma leitura de corrida impressionante e grande classe, o mexicano conseguiu ultrapassar Tom Pidcock (Q36.5) nos metros finais da subida de San Luca, garantindo à UAE Emirates a 88ª vitória da temporada… e a 17ª individual.

Na corrida de regresso, Lenny Martinez (Bahrain Victorious) conquistou o terceiro lugar, à frente de Egan Bernal (INEOS Grenadiers) e Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe).

PUB
Beeq E-Bikes

Desde os primeiros quilómetros formou-se uma fuga de 5 ciclistas, com três da Picnic PostNL: Enzo Leijnse, Gijs Leemreize e Jacob Busch, mas também Sinuhé Fernandez (Brugos Burpellet BH) e Pablo Garcia (Polti VisitMalta).

Atrás, as equipas UAE Team Emirates XRG e EF Education-EasyPost controlaram a prova. Nada aconteceu até à chegada ao circuito final e às suas 5 subidas da costa de San Luca (2,1 km a 9,4%). Nas duas primeiras voltas, foram Jay Vine e Rafal Majka (UAE Emirates) que estabeleceram um ritmo alucinante e fizeram explodir o pelotão, enquanto os fugitivos foram alcançados.

Na terceira passagem, Adam Yates (UAE Emirates) lançou o primeiro ataque. O grupo explodiu mais uma vez e ficou reduzido a 13 ciclistas: Adam Yates, Isaac Del Toro, Jay Vine, Lenny Martinez, Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), Rudy Molard (Groupama-FDJ), Egan Bernal (INEOS Grenadiers), Albert Withen Philipsen (Lidl-Trek), Primoz Roglic; Ben Tulett, Cian Uijtdebroeks (Visma | Lease a Bike), Tom Pidcock e Michael Storer (Tudor).

Na passagem seguinte, Uijtdebroeks e Martinez atacaram a partir das primeiras rampas. Atrás deles, as coisas também estavam a mexer, com Del Toro, Pidcock, Roglic e Storer a alcançá-los no topo. Mas a disputa é renhida entre estes seis, e estão a chegar mais de trás. Assim, são 12 (Jay Vine cedeu) a lutar pela vitória na subida final.

Desde as primeiras centenas de metros que Tom Pidcock acelera muito. Ninguém consegue acompanhar o britânico, que abre logo uma boa vantagem. Mas Isaac del Toro reage e alcança-o a 700 metros da meta. Pidcock lidera, mas é Del Toro quem dispara a 300 metros da meta. O britânico tenta segui-lo, mas em vão, o mexicano é demasiado forte e vence. Atrás, Lenny Martinez assume o 3º lugar, à frente de Egan Bernal e Primoz Roglic.

Classificação

Crédito da imagem: UAE Emirates/X

PUB
Nova Trek Top Fuel

Também vais gostar destes!