Bicicletas usadas, bicicletas novas… O que procurar na hora de escolher uma nova “companheira” de estrada ou de trilhos…? Existem sempre vozes críticas de um lado e do outro, mas a verdade é que comprar novo ou usado tem sempre positivos e negativos. Como tudo na vida.

PUB
Orbea

Quando os preços são altos, temos a tendência de olhar para produtos usados e que fiquem mais em conta. Por outro lado, um veículo novo é sempre um veículo novo… Em relação às bicicletas, que é o que mais nos interessa, também há prós e contras.

Tivemos a sorte de poder estrear recentemente uma Canyon Spectral…

Na hora da tomada de decisão, é necessário ter em conta alguns aspetos, e isto é válido em qualquer uma de ambas as situações. Em primeiro lugar, se estamos a falar de orçamentos mais apertados, as diferenças entre bicicletas usadas e novas serão curtas.

O furor que o sector das bicicletas está a registar faz com que as bicicletas usadas vissem o seu valor alterado, pelo que encontrar pechinchas é cada vez mais difícil. Uma bike usada terá sempre um valor mínimo que nunca descerá, independentemente do seu estado.

As bicicletas dos géneros da moda, como as de downcountry, estão muito valorizadas no mercado de usadas. Quando existem…

Outra questão importante é a de que quanto mais elegante e na moda estiver a bicicleta, mais cara será; por isso talvez o melhor será procurar as que estão mais “escondidas”…

Por outro lado, é preciso ter em consideração que bicicletas de vertantes mais “radicais” e “agressivas” deverão estar em pior estado, pelo que comprar uma bicicleta usada destes tipos em boas condições pode ser perigoso. E pode nem sair mais barato do que comprar uma nova…

PUB
Novas luzes Syncros

Bicicletas de enduro e downhill, por exemplo, podem estar em mau estado…

Agora que já avançamos algumas premissas, aqui ficam aquelas que achamos ser as vantagens e desvantagens de comprar bicicletas usadas e novas. Todas seguidas, totalizando dez. Se te lembrares de mais alguma, escreve-nos, por favor!

Vantagens de comprar uma bicicleta nova

1. A compra de um quadro novo dá direito a garantia, caso algum problema surja dentro do prazo abrangido pela mesma. Muitas são as marcas que dão garantia vitalícia do quadro, desde que este seja utilizado devidamente. Mas é necessário saberes bem o que cobra a garantia cobre, sendo que nem sempre as garantias do fabricante da bike cobrem os componentes que estão instalados.

2. Podes comprar a bicicleta que mais desejas (em função do teu orçamento, claro). Primeiro, não há sensação igual a estrarmos uma bicicleta nova… Depois, comprar novo significa podermos escolher a marca, o modelo, os componentes extra, a cor, a personalização… Desde que haja stock, claro!

3. A tua bicicleta será mais recente e atual, além de estar mais bem equipada. Para andarmos bem não é obrigatório termos os mais recentes avanços tecnológicos, mas há lugar a uma sensação diferente quando rolamos com o que de mais recente e melhor existe no momento. Certo?

Desvantagem de comprar uma bicicleta nova

4. A desvantagem que identificamos é só uma e nem é o preço, visto que cada um compra consoante o valor que pode gastar. É mais o facto de a bicicleta perder rapidamente uma boa parte do seu valor assim que começa a fazer kms… Como acontece com um automóvel.

Vantagens de comprar uma bicicleta usada

5. A maior das vantagens está no valor. Comprar usado torna possível comprar uma bicicleta de um determinado nível por um preço mais baixo do que é praticado quando ela é nova, claro. Especialmente se estás à procura de bicicletas topo de gama.

6. Por outro lado, o valor de uma bicicleta usada desce mais lentamente do que o de uma nova. O maior decréscimo de valor já aconteceu enquanto ela era nova.

7. Atualmente já existem muitas lojas com um grande stock de bicicletas usadas, incluindo lojas online que oferecem garantia, até. Isto é, há negócios bastabte apelativos à nossa espera na nossa loja habitual, resultantos de retomas, por exemplo; são bicicletas ainda bastante boas, em excelente estado, e com revisão feita. Podem ou não ter garantia.

Desvantagens de comprar uma bicicleta usada:

8. Se comprares a uma pessoa “particular”, sem ser em loja, ficas sem qualquer espécie de garantia ou salvaguarda caso no dia seguinte surja logo um problema, seja ele qual for.

9. Ao comprares bicicletas usadas podes não ficar com a bicicleta que querias exatamente. É verdade que com o mesmo preço podes ter um quadro e componentes com uma qualidade, mas também é verdade que, dependendo da idade da bicicleta, esta estará mais desatualizada.

Que garantias oferece uma bicicleta nova?

10. Nas bicicletas podemos diferenciar dois tipos de garantia: aquela que é oferecida pelo fabricante em relação ao que é este que produz, ou seja, a garantia que abrange o quadro e os componentes que, muitas vezes, são de marca própria.

E a garantia disponibilizada pelos fabricantes dos componentes que compõem a bicicleta: elementos da transmissão, da suspensão, dos travões, das rodas… Cada marca/fabricante será responsável por “garantir” cada um destes elementos, tal como os fabricantes das bikes têm de assumir as garantias dos quadros.

Outras recomendações

O orçamento disponível de cada um de nós terá sempre influência na escolha de como e do que vamos adquirir. No entanto, a nossa recomendação é que, sempre que houver possibilidade, a melhor escolha é a compra de uma bicicleta nova. É a forma mais eficaz de a compra ser o mais tranquila possível e de termos a bike que desejamos ter. Ou podemos ter.

Mas também no mercado das bicicletas usadas podemos encontrar-se boas oportunidades. Encontrar uma loja ou alguém de confiança que não nos engane é outra forma de assegurar que faz uma compra segura, desta vez de uma máquina em 2ª mão.

No que diz respeito às compras online, cuidado: devemos sempre certificar-nos de que a loja online é de confiança, recolher opiniões junto de quem já comprou por lá, garantir a segurança de pagamentos e transações, ligar e/ou contactar em busca de dados concretos e datas de envio/chegada da bicicleta.

Isto porque falamos aqui de quantias elevadas, por vezes, e que não desejamos ver “perdidas” em compras de bicicletas que não existem. É que é mesmo assim, infelizmente… Por favor desconfia sempre preços que te pareçam demasiado baixos para a bike em causa, pois podem ser falsos.

O resto já ficará a cargo do teu bom sensor enquanto comprador, tal como acontece com qualquer outro investimento que possas fazer…

PUB
Polisport MudPro

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

José Escotto
O nosso responsável pelo GoRide Espanha! Experiência na área do ciclismo (e do desporto em geral) não lhe falta e muito menos entusiasmo quando se trata de divulgar as mais recentes novidades de bicicletas e BTT.

    Também vais gostar destes!

    Mais em Bikes