Estivemos recentemente presentes num evento em Lisboa em que foram apresentados os mais recentes smartphones desta marca chinesa, sendo que pelo meio foi também mostrado este Huawei GT Runner, um smartwatch que é “a resposta para treinar como um campeão olímpico”, dizem.

PUB
Giant TCR 2024

Porém, ao fundo da sala, uma TV de grandes dimensões que passava um vídeo de apresentação deste relógio inteligente chamou-nos a atenção não por causa destas novidades tecnológicas, mas sim por vermos em ação Loana Lecomte.

É verdade que a francesa não foi campeã olímpica de XCO no ano passado (quem venceu a prova foi a suíça Jolanda Neff…), mas a Taça do Mundo da modalidade é dela, sim senhores. E, ao que parece, a atleta elege mesmo este novo relógio da marca para os seus treinos de corrida e também BTT, naturalmente. O vídeo é o que está no início deste artigo.

Gostaríamos assim de tentar perceber em que medida este novo smartwatch de treino da Huawei poderá substituir qualquer outro relógio com GPS que normalmente nos acompanha nas voltas de bicicleta, visto que este é um item que usamos muitas vezes.

PUB
Prototype

Nesse sentido, já remetemos o nosso pedido à marca para o empréstimo, esperamos ter novidades e uma review em breve. Enquanto isso, e tal como fizemos recentemente com o novo Suunto 5 Peak, podemos fazer aqui um resumo das principais características desportivas do relógio.

HUAWEI Watch GT Runner - O seu companheiro de Corrida

Para começar, é o modelo do género mais compacto e leve da marca. Tem 46,4 x 46,4 x 11 mm e pesa apenas 38,5 gramas, algo que tivemos oportunidade de testemunhar ao vivo. “Culpa” de uma caixa de fibra de polímero com acabamento em cerâmica, com ligações à bracelete de silicone ocas. A coroa é em liga de titânio. Confortável.

O ecrã tátil AMOLED, com 1,43 polegadas, apresenta uma nova interface e uma organização de informação mais simples face a gerações anteriores.

PUB
Giant TCR 2024
HUAWEI Watch GT Runner - Treinador Pessoal de Corrida

Esta é uma solução pensada para correr, é certo, como Loana faz nos seus treinos no vídeo acima. E aqui a marca ostenta um novo sistema a que chama de Programa de Corrida Científico Huawei TruSport, capaz de nos ajudar com muita coisa durante a corrida, sugestões relativas à intensidade do treino, volume de treino, tempo de recuperação, avaliação da capacidade de corrida, atualizações do estado da condição física/fadiga, além da análise do desempenho do treino a longo prazo…

Basicamente, está aqui um “treinador de corrida assistido por IA”, como afirma a marca. Podemos personalizar o plano de treino com base no género, altura e peso, em conjunto com a frequência cardíaca, distância e frequência das corridas, ritmo e muito mais. O plano divide-se em quatro períodos de treino – inicial, upgrade, consolidação e redução. Interessante.

Por outro lado, há neste Huawei duas ou três características que podem dar muito jeito na bicicleta: o sistema TruSeen 5.0+ de seguimento do ritmo cardíaco no pulso, a navegação por GPS baseada nos cinco principais sistemas de navegação por satélite, orientações por voz (ritmo cardíaco, ritmo e outros dados…), a resistência à água (até 50 metros) e a autonomia: até 14 dias num uso tipo smartwatch normal e até sete dias num uso desportivo, garante o fabricante.

São também vários os modos de ciclismo presentes, tal como acontece com outros relógios da Huawei que se dedicam ao desporto. Por outro lado, a ligação direta ao Strava via smartphone existe, apesar de termos encontrado alguns comentários online a dizerem que nem todas as funcionalidades da app funcionam. Algo a esclarecer no teste ao GT Runner, em breve.

Mais info:

PUB
Riese & Müller Multitinker

Também vais gostar destes!