Partilha!X Confessamos: o novo capacete Bontrager Starvos WaveCel é um dos modelos mais confortáveis e práticos que já experimentámos. Este é um dos novos capacetes que a marca detida pela Trek acrescentou recentemente à gama que inclui a tecnologia WaveCel, juntamente com o Rally, de que falamos um pouco no final deste artigo.PUB No caso do Starvos, há sem dúvida um ponto que nos deixa satisfeitos mesmo antes de o colocarmos na cabeça: o preço de 109 euros! Isto porque não é fácil encontrar capacetes neste patamar de versatilidade e que incluam sistemas de proteção e segurança como o é o WaveCell ou o MIPS, por exemplo. Um ponto a favor, certamente. O novo capacete Bontrager Starvos é WaveCel Mas vejamos com mais atenção em que consiste a tecnologia WaveCel. Apresentada no início de 2019, é exclusiva da marca e “revela toda a preocupação em proporcionar mais e melhores formas de proteção e segurança a todos os utilizadores das bicicletas, em todas as vertentes de utilização”, pelas palavras da própria. O WaveCel é uma estrutura de células plásticas colocada no interior do capacete entre a calota (estrutura exterior) e as almofadas de ajuste, com um incremento de proteção em mais de 50 vezes. Num eventual impacto, existe imediatamente uma flexão das células (reduzindo as forças do atrito) em que estas absorvem a força do impacto (igual às funções de um parachoques de um automóvel), deslizando para reconduzir a energia da pancada para fora da cabeça do utilizador.PUB Bontrager WaveCel HelmetsWatch this video on YouTube E o máximo que podemos dizer deste sistema é que, estando no interior do capacete, em nada prejudica a utilização, o conforto e o encaixe na cabeça. Aliás, além de por fora apresentar um design bastante apelativo, moderno e versátil, por dentro conta com almofadas perfeitamente possíveis de remover e lavar na altura que desejarmos. E isto também porque ajudam bastante a reter o suor, talvez até impedindo-o de chegar aos olhos. Por outro lado, os mais “cabeçudos”, passamos a expressão, estão com sorte: isto porque este novo capacete Bontrager Starvos WaveCel está disponível nos tamanhos do S ao XL (além de existir nas cores preto, verde e branco, tendo sido esta última que experimentámos). Parece-nos anatomicamente perfeito, e aqui há outros dois factores decisivos: o sistema de retenção Headmaster, que permite um ajuste fácil com apenas uma mão na parte de trás e através de uma roda de aperto parecido com a do sistema BOA.PUB E os separadores LockDown, que nos dão uma afinação fácil e rápida das fitas, algo que pode muitas vezes incomodar o ciclista. Sem nada a apontar nestes dois pontos importantes. O peso, esse, fica-se entre os 300 e os 385 gramas, dependendo do tamanho. Ou seja, leve. E bem arejado, graças a oríficios bem posicionados, além de não dar aquela sensação de que levamos na cabeça um acessório volumoso demais. Assim, de certa forma, este é um capacete que podemos sempre utilizar numa bicicleta de estrada, BTT ou urbana. Adapta-se a qualquer situação. De salientar ainda que este modelo, tal como o Rally também apresentado hoje (mas mais virado para uma utilização em enduro), o Starvos recebeu a nota de cinco estrelas de segurança atribuída pelo Instituto Virginia Tech. Mais: April Beard, diretora de produto dos capacetes Bontrager, referiu: Com estas duas novas introduções na nossa gama de capacetes, agora disponíveis a um preço mais baixo do que outros modelos com WaveCel, trazemos tecnologia de ponta a um maior número de ciclistas para proteger contra lesões na cabeça relacionadas com o ciclismo.”PUB Além disso, tanto o Starvos como o Rally estão abrangidos pelo Compromisso de Substituição em Caso de Acidente da Bontrager: se o capacete sofrer um impacto durante o primeiro ano a partir da data de compra, a marca troca-o gratuitamente. Bontrager Rally WaveCel Apesar de ainda não o termos experimentado, e por ter sido lançado exatamente na mesma altura que este bem conseguido Starvos, falemos um pouco também no novo Rally. Tudo o que referimos acima em relação ao sistema WaveCel exclusivo da Bontrager é aplicável também a este modelo. O mesmo podemos dizer sobre aspetos como os separadores LockDown nas cintas e as almofadas internas, que são idênticas às do Starvos. Muda o sistema de ajuste na parte de trás, pois a roda é a do sistema BOA, e muda todo o design do capacete, já que o Rally é mais dirigido aos praticantes de enduro e all moutain, de certa forma. Não combina em absoluto com o look de um ciclista de estrada, por exemplo, e a ideia não é de todo essa. Isto porque o Rally tam uma pala pronunciada, que também é ajustável em várias opções de regulação. E a secção traseira é alongada, fornecendo a proteção típica dos capacetes mais “todo o terreno”. Neste caso, contudo, o tamanho XL não está disponível e o peso varia entre os 360 e os 430 gramas, em função do tamanho escolhido. Mais informações? Está tudo detalhado no site oficial da Trek em Portugal.
| Destaque Specialized e AliExpress colaboram em operação de contrafação na China Foi apreendido um total de 944 mil euros em produtos falsificados, incluindo quadros Tarmac SL8 e componentes Roval. Há 1 hora
Acessórios Novo capacete Canyon Deflectr é o primeiro da marca para o BTT Custa 159 euros e é o primeiro capacet Canyon para o BTT, neste caso para trail. Tem uma série de tecnologias desenvolvidas pela ... Há 4 horas
Equipamento Nova equipa NSN revelou o seu equipamento para 2026 A ex-Israel-Premier Tech vai competir com cores e um design vibrantes: uma verdadeira "manta de retalhos" de cores inspiradas em Barcelona, a cidade ... Há 23 horas
| Destaque Usar pneus tubeless ou com câmara? Vantagens e desvantagens A escolha entre pneus tubeless e pneus com câmara tornou-se um debate frequente entre ciclistas. Do BTT ao gravel, ciclismo de estrada e ... Há 1 dia
Bikes Groupama-FDJ revelou a sua nova Wilier Filante SLR ID para 2026 O projeto é o resultado de duas temporadas de colaboração entre a Wilier Triestina e as equipas de alto desempenho da Groupama-FDJ. Equipa ... Há 4 dias