Na semana dos campeonatos mundiais de estrada, a União Ciclista Internaciona (UCI), como é hábito, anuncia o relatório sobre os novos regulamentos e calendários para a próxima campanha. A medida mais importante está relacionada com a disciplina de gravel, que está crescimento exponencial. A UCI revela para o gravel a organização de estreante competição por rondas (provas) e o primeiro campeonato mundial.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Na verdade, o gravel já tem seu campeonato mundial oficioso, o Unbound Gravel. Agora será necessário ver como os especialistas nesta disciplina, nomeadamente as equipas e os corredores profissionais, acolhem os novas provas que a UCI vai introduzir, o que regulamento que norteará a competição e as datas e locais do calendário.

Em 2022, a UCI trabalhará em parceria com a empresa Golazo, responsável por alguns das mais importantes clássicas do ciclismo de estrada e por grande parte do calendário do ciclocrosse na Bélgica. O UCI Gravel Series pretende ser um campeonato com diferentes eventos, que servirá de qualificação para o primeiro Campeonato do Mundo de Gravel

Além desta novidade no gravel, após a realização do primeiro Mundial de Short Track (Pista Curta) de cross-country este ano, a vertente terá classificação geral própria na Taça do Mundo. A corrida continuará a servir para estabelecer a grelha de partida (as primeiras 24 posições) para a prova principal XCO no dia seguinte e continuará a atribuir pontos para essa competição.

Também vais gostar destes!