O UCI Granfondo World Series Coimbra Region by Gesfrota foi a celebração do ciclismo, ao registar um número recorde de participantes, tanto na prova de contrarrelógio, como também na prova em linha disputada no domingo nas margens do Mondego.
Esta foi a quarta edição do evento que se desenrola pela região de Coimbra, e que deu lugar a um fim de semana de dupla competição, com o contrarrelógio no sábado, e a prova de Granfondo no domingo (com apuramento para o mundial).
Nas palavras do Ceo da Cabreira Solutions e diretor de corrida, João Cabreira, “apesar das condições climatéricas terem sido adversas ao longo dos momentos que antecederam a prova, ficou feliz por poder proporcionar a muitos portugueses a possibilidade de se apurarem para o mundial de CRI e Granfondos, uma vez que é um evento único da Península Ibérica e lhes permite desfrutar momentos únicos nas suas vidas desportivas”, explicou em comunicado.

No contrarrelógio foram vários os ciclistas nacionais que se qualificaram para a prova mundial a decorrer na Dinamarca, em agosto, contudo, quem venceu foi o atleta espanhol Francisco Salido (C.D. Novalis), enquanto nas mulheres, levou a melhor Line Ostergaard (Supergruppeta Polimark Bike Team).

A prova mais aguardada, o Granfondo no segundo dia de competição, juntou atletas de 29 nacionalidade diferentes. Nas suas várias extensões e designações, os portugueses conquistaram vários lugares no pódio:
Pedro Mendes (Higirecolhas/ Vulcal CCC) e Sofia Gomes (Vesam/Cantanhede) venceram nas distâncias mediofondo; Jens Moermen (Fellowship of the World Champion) e Susana Lourenço (Vertentability Women Cycling Team) triunfam no granfondo. Podes consultar todas as classificações e ainda o calendário de Granfondos em Portugal atualizado (link abaixo).

Mais info:
Créditos imagens: Cabreira Solutions // Eduardo Campos // Marco barbosa



