O GoRide.pt é media partner oficial dos Red Bull UCI Pump Track World Championships! E é nesse sentido que poderás assistir aqui à transmissão em direto e em exclusivo de todo o evento, que decorre no Parque das Nações, em Lisboa, de 15 a 17 de Outubro próximos.

PUB
TrekFest 2024

Adicionalmente, faremos a cobertura de todos os dias da prova com uma equipa de cinco elementos presentes em contínuo, com acesso aos bastidores e com reportagens e entrevistas exclusivas com a organização e com os melhores atletas de Pump Track do mundo.

Poderás acompanhar a transmissão em direto do evento aqui em GoRide.pt!

Esta é a última etapa dos Pump Track World Championships da UCI e será na pista de Pump Track da Velosolutions, localizada no Parque das Nações, junto à ponte Vasco da Gama, que os melhores riders da especialidade se vão encontrar para discutirem os títulos mundiais.

Uma nota importante: apesar de poderes acompanhar a prova aqui no GoRide.pt, podes ir ver o Pump Trak ao vivo: a entrada é livre!

A pista de Lisboa tem 17 curvas e 285 metros. © Dan Griffiths / Red Bull Content Pool

Devido à pandemia, a organização decidiu juntar as temporadas de 2020 e 2021; logo, todos os atletas que se qualificaram para os Red Bull UCI Pump Track World Championships de 2020 estarão em Lisboa. Entre eles estarão certamente nomes como Tommy Zula e Payton Ridenour, por exemplo!

PUB
Specialized Levo

O campeão do mundo Tommy Zula no qualificador de Springdale, Arkansas, EUA. © Novo Studios / Red Bull Content Pool

Mas ainda há hipóteses de apuramento em aberto, até porque as inscrições estão ainda abertas (custam 10 euros e é preciso licença UCI). É que além dos apurados nas 12 sessões organizadas à volta do mundo, há aqui espaço para novos talentos.

Thibault Dupont no Red Bull UCI Pump Track Lisboa, a 18 Outubro 2020. © Hugo Silva / Red Bull Content Pool

Nos dias 15 de outubro (inscrições e treinos) e 16 de outubro (Last Chance Qualifier) vai decorrer uma qualificação especial aberta a qualquer atleta federado (maior de 17 anos).

Ou seja, antes de se decidirem os títulos de campeões mundiais masculino e feminino nos dois dias seguintes, qualquer rider inscrito pode participar neste Last Chance Qualifier.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Saya Sakakibara será um dos melhores do mundo presentes em Lisboa. © Harrison Mielke / Red Bull Content Pool

Nesse fim de semana estarão em Lisboa mais de 70 riders de 25 países diferentes, tal como esta é uma oportunidade única para ficares a conhecer um pouco melhor aquela que é a mais jovem modalidade do ciclismo.

Foi apenas em 2018 que a Federação Internacional de Ciclismo (UCI) reconheceu a nova e dinâmica modalidade do Pump Track. Esta consiste em evoluir numa pista de alcatrão, composta por uma sucessão de rolos e curvas, permitindo que os atletas progridam apenas com o balanço do corpo e sem praticamente pedalar. Considerada acessível a todos, esta vertente permite a utilização de diferentes tipos de bicicleta, sejam de BMX, de BTT ou até de passeio.

A pista do Parque das Nações foi inaugurada no ano passado e tem uma extensão total de 285 metros, sendo composta por 16 curvas. A competição coloca na pista um piloto de cada vez (solo runs), sendo o objetivo completar as voltas no mais curto espaço de tempo possível.

A pista de Lisboa. © Hugo Silva / Red Bull Content Pool

Esta nova modalidade mistura atletas amadores com profissionais do ciclismo, oriundos de diferentes estilos, como o BTT Down Hill, Four Cross e as modalidades olímpicas do Cross Country ou BMX.

Não te esqueças que nós vamos lá estar e vamos trazer-te tudo em direto. Se quiseres marcar presença, a entrada é livre!

A Final Mundial do Red Bull UCI Pump Track World Championships conta com os apoios da Junta de Freguesia do Parque das Nações, da Câmara Municipal de Lisboa, da marca de bikes Ghost e da Riding Culture.

PUB
Beeq

Mais info e inscrições:

Também vais gostar destes!