Esta marca catalã, conhecida sobretudo pelos seus guiadores (o modelo Pröpus, por exemplo, que é usado pelos ciclistas apoiados pela BH), apresentou recentemente um prato de pedaleiro, em carbono, que é especialmente destinado a bicicletas de BTT: o Gemini Rigel.

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Seria fácil pensar que um prato com estas características teria como objetivo principal a redução de peso, pois este começa nos 39 gramas, mas há outro grande objetivo em mente.

A Gemini procura aqui garantir o mínimo de atrito possível com a corrente, para que a potência vinda das pernas do atleta chegue à roda traseira com total “fidelidade”, dizem em comunicado.

Na Gemini orgulham-se (e com razão) do grande esforço realizado para desenvolver e produzir este Rigel. “Mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento, mais de 500 protótipos, milhares de kms de testes em todo o tipo de condições pelos ciclistas mais exigentes… O resultado? O pedido de duas patentes internacionais e o prato mais avançado tecnologicamente”, explica a Gemini.

A construção deste prato em carbono guarda muitos “segredos”. Cada dente tem um núcleo metálico feito de liga de alumínio 7075 T6 que, segundo a marca, “transmite a potência para a corrente, com características de alta resistência ao desgaste, enquanto a fibra de carbono reveste o seu todo, reduzindo o atrito dinâmico e o ruído em cada elo”, destaca a marca.

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O processo de fabrico desta fibra de carbono é denominado de Continuous Fiber Teeth (CFT), um processo que envolve mais de 100 toneladas de pressão controlada.

A disposição do material, com as fibras do composto a adotarem uma geometria muito específica em redor de cada dente (e do núcleo de metal), produz uma organização estrutural que “proporciona níveis de resistência impossíveis de alcançar com qualquer outro processo de fabrico em fibra de carbono, como os aqueles que são feitos em camadas ou em carbono CNC”, explicam.

O prato Gemini Rigel está disponível em três opções: 32t, 34t e 36t. Em termos de compatibilidade, dá para transmissões de 1×11 e 1×12, existindo ainda compatibilidade com sistemas Sram de três e oito parafusos, Shimano, RaceFace/Easton e Cannondale Hollowgram.

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Imagens: Ride Gemini

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