O Garmin Varia não é algo novo, pois a marca já tem versões anteriores deste gadget no catálogo. Mas o Garmin Varia RCT715 é efetivamente novo, pois é o modelo mais recente deste dispositivo que assume várias funções quando instalado em qualquer das nossas bicicletas: espelho retrovisor digital, radar, luz e câmara.

PUB
Orbea Genius Dealers

Tudo com base na app móvel Garmin Varia instalada no smartphone, refira-se. Não é apenas uma luz LED traseira para seres visto, nem apenas um radar para que saibas quando algum veículo se aproxima pela retaguarda, é também uma câmara que vai gravando esse ângulo, com especial utilidade em caso de acidente.

Segundo a marca, o suporte que vem no pack deste Garmin Varia RCT715 permite instalação na maioria dos espigões de selim, com configuração feita através da já referida app Varia. É nela que podemos ver e descarregar os vídeos que a câmara integrada vai registando.

Falando na câmara, que é o que marca a diferença nesta nova versão, a resolução é de 1.080p (30 fps), sendo que a gravação pode ser configurada para ser contínua, ativada por radar ou até mesmo ir desligada, se quiseres poupar bateria. A lente permite gravação a 120 graus.

Depois há ainda uma funcionalidade de deteção de acidentes. Este Varia tem um acelerómetro incorporado, algo que permite que a gravação seja ativada automaticamente antes, durante e depois do acidente, captando assim imagens de tudo o que acontece. Os vídeos são armazenados num cartão SD de 16 GB incluído.

PUB
Orbea Genius Dealers

Quanto ao radar, este faz com que recebas sinais sonoros e visuais sempre que um veículo se aproximar por trás de ti, até 140 metros de distância, permitindo que tomes assim os cuidados necessários para te precaveres na iminência de colisão, por exemplo.

Já a iluminação, segundo a Garmin, permite ser visto a uma distância máxima de 1,6 km, com vários modos de intensidade: 20 lúmens (fixo), 8 lúmens (pelotão), 29 lúmens (intermitente noturno) e 65 lúmens (intermitente diurno).

E atenção que o equipamento pode ser utilizado com um ciclocomputador Garmin Edge compatível, com um smartwatch da marca ou com o teu smartphone, utilizando não só a app Varia como também apps de terceiros, permitindo ainda a sobreposição dos mapas com os alertas do radar.

PUB
Beeq

A bateria deverá ter uma autonomia de até quatro horas com o radar ativo e com a luz traseira no modo intermitente (ou de até seis horas com a luz fixa), pelo que indica a Garmin.

O Garmin Varia RCT715 está disponível por 399 euros na versão mais completa, existindo versões mais acessíveis apenas com radar e iluminação.

Mais info:

Também vais gostar destes!