O venezuelano Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista) venceu a primeira etapa do Grande Prémio Douro Internacional e vestiu a camisola amarela em Resende, onde começou e acabou a tirada de 141,5 quilómetros.

PUB
TrekFest 2024

Sete corredores formaram a fuga do dia, que chegou a ter mais de dois minutos de vantagem, mas que não resistiu à montanha. A subida de 1.ª categoria para São Cristóvão, ao quilómetro 66,9, desmembrou o grupo da frente e o pelotão, baralhando a situação de corrida, que passou a ser comandada por um duo, formado por Abner González (Efapel Cycling) e Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Entretanto, Luís Mendonça (Sabgal-Anicolor) saiu do pelotão, que rodava a minuto e meio da frente, e alcançou os fugitivos ao quilómetro 101. A 20 quilómetros da meta já Mendonça rolava isolado, mas acabaria absorvido pelo pelotão dentro dos últimos dez quilómetros.

Mas os ataques continuaram a suceder-se no terreno exigente de aproximação a Resende. De uma dessas movimentações sairia o vencedor do dia, o venezuelano Francisco Peñuela, que aproveitou a subida final para se destacar e cortar a meta sozinho, deixando o dinamarquês Mathias Bregnhøj (Sabgal-Anicolor) a seis segundos e o argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) por 11 s.

O venezuelano lidera a classificação geral, com dez segundos sobre Bregnhøj e 14 relativamente a Tivani.

A segunda etapa, este sábado, tem final numa contagem de primeira categoria, em Carrazeda de Ansiães, onde os corredores irão chegar depois de percorridos 147,2 quilómetros, desde Santa Marta de Penaguião.

Classificações

PUB
Giant TCR 2024

Créditos da imagem:  Rádio Popular – Paredes – Boavista Facebook – https://www.facebook.com/photo/?fbid=987669243359403&set=pcb.987670100025984&locale=pt_PT

Também vais gostar destes!