Primeiro o XCC e depois o XCO. Raquel Queirós não deu hipóteses à concorrência este fim de semana, em Marrazes. Venceu os dois títulos nacionais em disputa, na categoria de elite, com Ricardo Marinheiro a ficar muito perto de também conseguir uma dobradinha, mas Gonçalo Amado segurou por apenas quatro segundos a vitória no XCC.

PUB
Catlike Whisper Evo

Começando por esta competição (cross country curto) que se realizou no sábado, na região de Leiria. Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) venceu com uma vantagem tranquila. Foram 53 segundos que separaram a corredora da segunda classificada, Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Catarina Faroppa (Korpo Activo/Penacova) fechou o pódio, mas já a uma volta da vencedora, numa pista de 1500 metros de distância.

A prova masculina foi bem mais renhida e discutida até aos metros finais. Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) bateu Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), com Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a não ficar muito longe, cortando a meta 13 segundos depois e subindo ao terceiro lugar do pódio.

Campeões das outras categorias:

  • Juniores: Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) e Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis)
  • Cadetes: Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis) e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos)
  • Veteranos: Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) e Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova)
Campeonato Nacional de XCC (todas as categorias) e XCO (juvenis) 2022

Domínio ainda maior no XCO

Se no sábado venceu com tranquilidade, no domingo deixou as adversárias ainda mais longe. Raquel Queirós triunfou com 4:28 minutos de vantagem sobre novamente Joana Monteiro e dez minutos sobre Marta Branco, ambas corredores da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde.

PUB
Polisport MudPro

Ricardo Marinheiro quis fazer melhor do que no dia anterior e pedalou rumo ao título nacional de XCO (cross country olímpico), com José Dias (Buff/Megamo Team) a ser segundo, a 1:11 minutos, e David Rosa (Individual) terceiro, a 1:34.

Campeões das outras categorias:

  • Sub-23: Ana Fernandes (Strix Bike Team) e Guilherme Mota (Guilhabreu BTT)
  • Juniores: Mariana Líbano e Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis)
  • Cadetes: Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e Duarte Galvão (Águias de Alpiarça/Di’Bikes/Crédito Agrícola)
  • Veteranos: Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create) e Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) em masters 30; Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e Martinho Saragoça (Róódinhas/Master Vantagem) em masters 40; António Sousa (Individual) em masters 50; Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) em masters 60
  • Paraciclismo: Roberto Soares (Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço)
  • Equipas: Guilhabreu BTT
Campeonato Nacional de XCO 2022

Também vais querer ler…

Como o espanhol David Valero chegou a nº1 no mundo no XCO…

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

PUB
Distribuidores Orbea

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em BTT