O mundo do ciclismo ficou chocado ao saber da gravidade das lesões de Filippo Baroncini em consequência de uma queda na última Volta à Polónia. O corredor da UAE Emirates esteve em coma induzido durante duas semanas. Mas o melhor cenário possível está a concretizar-se, com o regresso do ciclista italiano aos treinos sem condicionalismo.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Baroncini, que não compete desde agosto, está ansioso por regressar e fez a viagem, confirmando as suas ambições de também voltar a competir no início do próximo ano.

“Felizmente, os meus olhos foram poupados por alguns milímetros… Não sofri nenhuma lesão interna grave. Gostaria de acelerar o processo, mas, ao mesmo tempo, sei que não o devo fazer”, disse recentemente o italiano à Gazzetta dello Sport. Após o acidente e a primeira cirurgia bem-sucedida, o chefe de equipa Mauro Gianetti foi sincero sobre o que foi um conjunto milagroso de procedimentos:

“O seu rosto estava desfigurado, e não imaginam o que os cirurgiões Gabriele Canzi e Davide Colistra fizeram. Fizeram algo incrível numa operação que durou mais de onze horas. A ciência médica fez progressos incríveis nos últimos tempos. Coisas que eram impensáveis ​​há alguns anos estão a ser feitas. Não quero entrar em detalhes, mas garanto-vos: fizeram algo extraordinário”, disse Mauro Gianetti.

Baroncini sofreu ferimentos graves na face e na coluna, além de uma fratura na clavícula, que levou a múltiplas cirurgias. “Sei que a recuperação precisa de tempo para que possa voltar a atingir o meu potencial máximo. Preciso de manter-me atento à recuperação da boca e maxilar. Perdi muita massa e peso, mas preciso e quero olhar para a frente. Quero fazer um grande regresso”, afirmou o corredor italiano.

Crédito da imagem: UAE Emirates/X

PUB
Nova Trek Top Fuel

Também vais gostar destes!