O antigo ciclista Federico Bahamontes, o primeiro espanhol a vencer uma Volta a França, em 1959, morreu na última terça-feira, aos 95 anos.

PUB
Beeq E-Bikes

Bahamontes, conhecido como ‘A Águia de Toledo’, deixa um legado com 74 vitórias como profissional e um registo pioneiro na modalidade em Espanha, pelo que Toledo, a sua terra-natal, está a assinalar este perda com dois dias de luto oficial.

“Toledo [cidade que o designou como ‘filho adotivo’] chora Bahamontes, uma lenda da cidade e do desporto espanhol”, declarou o presidente daquela autarquia.

Em 1959, Bahamontes, de origens humildes, e que chegou tarde ao profissionalismo, tornou-se no primeiro espanhol a vencer o Tour, a meio de um período de 11 anos no ativo em que se destacou como um dos melhores trepadores do mundo, vencendo a classificação da montanha por nove vezes nas ‘grandes Voltas’.

Venceu, ainda, 11 etapas naquelas três principais provas e somou mais dois pódios na ‘grande boucle’, além de ter sido segundo na Volta a Espanha de 1957.

Federico Bahamontes, depois de se retirar dos pelotões, dirigiu ainda um clube profissional de ciclismo, uma loja de bicicletas e foi o diretor da Volta a Toledo durante 50 anos, até 2015, quando a idade avançada e a doença o afastaram do trabalho.

Lê também:

Guia da Volta a Portugal 2023: equipas completas, os protagonistas e as etapas

PUB
Nova Trek Top Fuel

Imagens: RTEV.es Twitter

Também vais gostar destes!