A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar, de forma transitória, a edição de 2026 da Volta a Portugal, após a cessação do contrato com a empresa Podium Events, que organizava a prova desde 2017.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Em comunicado, a FPC anunciou que, além da Volta a Portugal, assumirá também a organização da Volta ao Alentejo e da Volta a Portugal do Futuro, mantendo a gestão da Volta ao Algarve. O objetivo, segundo o organismo, é garantir a realização das provas desportivas na próxima época e implementar um modelo de parceria que possa fortalecer e projetar estas competições.

A decisão surge uma semana depois de a FPC ter encerrado antecipadamente o contrato de concessão com a Podium Events, citando “incumprimento” da empresa em obrigações contratuais e pagamentos. A Federação afirma que houve várias tentativas de resolução amigável ao longo do último ano, sem sucesso.

A Podium Events, por sua vez, contestou a decisão, acusando a FPC de “falta de decoro e lealdade” e afirmando que só tomou conhecimento do término do contrato através de patrocinadores.

A FPC acrescentou que, após a temporada de 2026, avaliará os resultados deste modelo transitório e decidirá sobre uma nova concessão de longo prazo, visando garantir a sustentabilidade das provas e a excelência organizativa.

Créditos da imagem: Volta a Portugal/Facebook

PUB
Equipamentos GSG

Também vais gostar destes!