Remco Evenepoel sofreu um revés nas pretensões ao triunfo no Tour do Benelux na etapa de abertura devido a uma avaria de demorada resolução.

PUB
KTM

Já este mês, o jovem belga da Deceuninck-QuickStep venceu uma etapa e a geral na Volta à Dinamarca antes de somar vitórias em Druivenkoers-Overijse e na Clássica de Bruxelas e chegou ao Tour do Benelux com a perspetiva de estender a série de triunfos.

E as coisas pareciam estar bem encaminhadas na primeira etapa do Tour do Benelux. Numa fase crucial da jornada, Evenepoel integrava o grupo da frente após o pelotão fracionar-se em ‘abanicos’ devido aos ventos laterais. Todavia, a 29 km do final, foi forçado a parar com vários raios da roda dianteira partidos. Numa má altura.

Os carros de apoio das equipas ainda não tinham sido autorizados a ultrapassar os vários grupos espalhados pela estrada, e Evenepoel teve de recorrer ao serviço de apoio neutro da Shimano – que demorou… uma eternidade. Primeiro, o mecânico surgiu uma roda traseira, antes de ter que voltar ao carro para buscar uma dianteira. Depois, esteve muito tempo para remover a roda.

Quando Evenepoel retomou a estrada, entrou já no terceiro grupo e não mais reentrou no primeiro, perdendo 57 segundos no final para um pequeno pelotão de 30 corredores.

Após ter cruzado a linha de chegada, Evenepoel mostrou frustração e logo a seguir surpreendente irritação, confrontando o corredor da Alpecin-Fenix, Gianni Vermeersch, que culpou pela avaria.

“Estou no grupo e você passa na diagonal”, disse Evenepoel a Vermeersch, segundo a publicação Sporza. Vermeersch limitou-se a fitar o belga e afastou-se. “Não fuja, admita o seu erro”, insistiu o corredor da Deceuninck. “Vai rir na minha cara agora?”, atirou.

Evenepoel não foi o único a perder tempo no dia da estreia do Tour do Benelux, competição de uma semana. A dupla da Ineos, Geraint Thomas e Gianni Moscon, e o corredor da Jumbo-Visma, Tom Dumoulin, também chegaram a 57 segundos dos líderes. O companheiro de equipa de Vermeersch, Tim Merlier, venceu a etapa ao sprint, junto a outros favoritos à classificação geral. Ainda mais atraso terminou Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), que perdeu 2.25 minutos.

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!