O italiano Edoardo Affini é campeão da Europa de contrarrelógio, batendo o suíço Stefan Kung e o compatriota Mattia Cataneo, segundo e terceiro respetivamente na prova que decorreu esta quarta-feira em Limburgo, na Bélgica.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Na ausência de Remco Evenepoel, Wout van Aert (Bélgica), Filippo Ganna (Itália) e Joshua Tarling (Grã-Bretanha), a luta pela vitória estava mais aberta do que nunca. Stefan Küng e Edoardo Affini estiveram entre eles, e acabou por ser o italiano o mais rápido nos 31,3 quilómetros do percurso entre Heusden-Zolder e Hasselt.

Derrotado por 15 segundos por Kung, antigo bicampeão europeu (2021 e 2022), no primeiro intermédio, Affini, de 28 anos – que tinha sido coroado em sub-23 em 2018 -, recuperou e já empatada com o helvético no segundo parcial, fazendo a diferença depois nos últimos 10 quilómetros para o vencer por 10 segundos na meta.

PUB
Nova Mondraker Dune

Três dias depois da vitória no último contrarrelógio da Volta a Espanha, o suíço da Groupama-FDJ não conseguiu tornar-se o único recordista de vitórias no contrarrelógio dos Campeonatos da Europa, honra que ainda partilha com o belga Victor Campenaerts, apenas sexto esta quarta-feira.

PUB
KTM E-Bikes BTT

A Itália coloca dois corredores no pódio, com Mattia Cattaneo, 20 segundos mais lento que o seu compatriota, a conquistar a medalha de bronze. O top 5 é completado pelos neerlandeses Daan Hoole e Thymen Arensman, quarto e quinto respetivamente. Catteneo, refira-se, é corredor da Soudal Quick-Step.

A fraca prestação do dia pertence ao segundo corredor suíço já galardoado em Europeus, Stefan Bissegger. É preciso descer ao 12.º lugar para encontrar o campeão europeu de 2022 e vice-campeão europeu de 2023, que cedeu 1.30 minutos ao novo portador da camisola estrelada, Edoardo Affini, que, refira-se, defende as cores da Visma-Lease a Bike.


Crédito da imagem: https://x.com/frances14372469/status/1833896585060823173/photo/2

Também vais gostar destes!