O Campeonato Europeu de Ciclocrosse 2025 terminou este domingo em Middelkerke, na Bélgica, com dois dias de competição que reuniram mais de 16 mil espectadores e confirmaram o domínio absoluto de Bélgica e Países Baixos nas categorias de elite.

PUB
Equipamentos GSG

O belga Toon Aerts voltou a vestir o maillot azul europeu nove anos depois do seu primeiro título, enquanto Inge van der Heijden conquistou de forma autoritária a vitória entre as mulheres.

Numa corrida tática e equilibrada, o belga Toon Aerts (32 anos) voltou a inscrever o seu nome entre os grandes do ciclocrosse europeu.

Nove anos após a vitória em Pontchâteau (2016), o experiente corredor flamengo impôs-se num final eletrizante frente ao jovem compatriota Thibau Nys, campeão em título, vencendo o sprint decisivo depois de ambos se isolarem nas voltas finais.

EMOTIONAL WIN! 🥹 | Men's UEC European Championships Highlights | TNT Sports Cycling

Joran Wyseure garantiu o terceiro lugar e completou um pódio totalmente belga, à frente do neerlandês Pim Ronhaar e do britânico Cameron Mason.

O espanhol Felipe Orts voltou a mostrar consistência ao terminar no nono posto, num circuito técnico e pesado pela areia e pela proximidade do mar do Norte.

PUB
Mondraker Arid Alloy

Top 10 – Campeonato da Europa CX 2025 (Homens Elite)

  1. Toon Aerts (BEL) – 58:40
  2. Thibau Nys (BEL) – +0s
  3. Joran Wyseure (BEL) – +3s
  4. Pim Ronhaar (NED) – +4s
  5. Cameron Mason (GBR) – +4s
  6. Emiel Verstrynge (BEL) – +12s
  7. Mees Hendrikx (NED) – +25s
  8. Jente Michels (BEL) – +33s
  9. Felipe Orts (ESP) – +37s
  10. Michael Vanthourenhout (BEL) – +42s

Van der Heijden lidera triplo neerlandês

Na prova feminina, disputada no sábado, a neerlandesa Inge van der Heijden confirmou o favoritismo com uma exibição irrepreensível.

A corredora da Crelan–Fristads assumiu a liderança logo na primeira volta e manteve um ritmo inatingível até ao fim, conquistando o seu primeiro título europeu de elite.

STUNNING VICTORY! 🤩 | Women's UEC European Championships Highlights | TNT Sports Cycling

Atrás dela, Lucinda Brand e Aniek van Alphen completaram um novo triplete para os Países Baixos, reforçando a hegemonia neerlandesa no ciclocrosse feminino.

PUB
Beeq E-Bikes

A italiana Sara Casasola foi quarta e a francesa Amandine Fouquenet terminou em quinto.

Top 10 – Campeonato da Europa CX 2025 (Mulheres Elite)

  1. Inge van der Heijden (NED) – 50:19
  2. Lucinda Brand (NED) – +0:41
  3. Aniek van Alphen (NED) – +0:56
  4. Sara Casasola (ITA) – +2:03
  5. Amandine Fouquenet (FRA) – +2:14
  6. Hélène Clauzel (FRA) – +2:35
  7. Denise Betsema (NED) – +2:44
  8. Laura Verdonschot (BEL) – +3:00
  9. Kristýna Zemanová (CZE) – +3:14
  10. Julie Brouwers (BEL) – +4:00

Bélgica e Países Baixos continuam a dominar

O Europeu de Middelkerke confirmou o domínio das duas grandes potências do ciclocrosse. A Bélgica monopolizou o pódio masculino, enquanto os Países Baixos repetiram a supremacia na prova feminina e nas categorias de base. Entre os juniores, destaque ainda para o duplo triunfo italiano, com Filippo Grigolini e Patrik Pezzo Rosola a ocuparem os dois primeiros lugares.

A edição de 2026 do Campeonato da Europa de Ciclocrosse já tem data e local confirmados: decorrerá de 6 a 8 de novembro em Montferland-Zeddam, nos Países Baixos.

Portugueses em ação: Rafael Sousa e Rita Fontinhas em estreia

No primeiro dia de competição, o destaque português foi Rafael Sousa, que terminou em 30.º lugar na prova de sub-23, a 3m56s do vencedor, o italiano Mattia Agostinacchio.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, destacou a dificuldade do circuito: “Este Europeu é diferente do habitual, com grande parte da corrida disputada entre a praia e as dunas, um tipo de terreno a que os nossos atletas não estão habituados”.

Menos sorte teve Tomás Gaspar, que enfrentou problemas mecânicos logo na primeira volta e acabou por não completar o número total de voltas.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Entre as juniores femininas, Rita Fontinhas concluiu a sua estreia internacional na 40.ª posição, a 9m33s da vencedora, a checa Barbora Bukovská, que triunfou com autoridade sobre Nynke Jochems (Países Baixos) e Nicole Azzetti (Itália).

Vigário descreveu a prova como “um dia de aprendizagem ao mais alto nível” para a jovem portuguesa, que mostrou atitude e determinação até ao fim.


Mais informações:
www.uec.ch
Crédito das imagens:
https://www.uec.ch/

Também vais gostar destes!