Espigão de selim telescópico: tê-lo ou não na bicicleta de XC? Adiciona mais peso, é certo, mas vale mesmo a pena na hora de descer? Estamos a preparar um artigo que apresenta todas as vantagens e desvantagens, fica atento!

PUB
KTM

Entretanto, para aqueles que já estão convencidos de que há realmente mais benefícios (somos fãs do uso destes componentes mesmo em BTTs destinadas a XC, sim!) do que malefícios, porque não procurar, assim, os modelos que menos pesam na balança?

“Batemos” os catálogos de alguns dos fabricantes destes componentes e listamos neste artigo quatro modelos que podem satisfazer as necessidades da tua bicicleta neste campo: o Bike Yoke Divine SL Rascal, o Crankbrothers Highline XC 60 mm, o DT Swiss D232 ONE e o KS Lev Integra 65 mm.

Não são baratos, é verdade, mas é certo que vão assentar que nem uma luva na tua bike… Vê os vídeos abaixo e as nossas curtas reflexões sobre cada espigão, podem ajudar a tirar dúvidas.

Bike Yoke Divine SL Rascal

Com 80 mm de curso, o SL Rascal mostra-se teoricamente suficiente para a prática do XC e talvez para algo mais, pois a construção cuidada faz com que o peso seja de apenas 365 gramas, tendo em conta que não se trata de carbono e que a parte de ligação ao selim é em titânio.

Os cabos passam internamente e o acionamento do sistema, de forma mecânica, faz com que a manutenção possa ser mais reduzida. A marca garante mesmo que não há necessidade de sangrar o componente nessas ações de manutenção, isto pelo curso curto.

PUB
TrekFest 2024

Características: Material: alumínio // Acionamento e funcionamento: mecânico – hidráulico // Curso: 80 mm // Diâmetro: 30,9-31,6 mm // Peso: desde 365 gramas // Preço: desde 350 euros

Mais info: www.bikeyoke.de

BikeYoke DIVINE SL - Features

Crankbrothers Highline XC 60 mm

O modelo Highline XC da Crankbrothers oferece 60 mm de curso e um tubo de inserção bastante curto e com extensão até 174 mm, existindo outras versão com 80 mm e indo até 264 mm. Assim, e tendo em conta a construção em alumínio, o peso de 369 gramas é ajustado.

PUB
Riese & Müller Multitinker

A versatilidade fica mais reduzida, contudo, pois este modelo está disponível apenas com diâmetro de 27,2 mm, uma clara pretenção de “atingir” as vertentes de XC mais radical e até o gravel. O cartucho hidráulico interior é selado (IFP), o que faz com que as necessidades de manutenção sejam quase inexistentes.

Características: Material: alumínio // Acionamento e funcionamento: mecânico – hidráulico // Curso: 60 mm // Diâmetro: 27,2 mm // Peso: 369 gramas // Preço: 249 euros

Mais info: int.crankbrothers.com

Introducing the Crankbrothers Highline Dropper Post: Featuring Cedric Gracia

DT Swiss D232 ONE

O que mais nos chama a atenção neste modelo é o design invertido (Upside Drop Tech), característica que o torna único, praticamente. Segundo a marca, este é um sistema mais fiável e o acionamento (mecânico) fica com mais espaço físico disponível, o que possibilitou à marca um aperfeiçoamento extra.

A construção em fibra de carbono faz com que o espigão seja relativamente leve, com 369 gramas, com um curso de 60 mm que atira este modelo diretamente para o campo das bikes de XC. Existe apenas com cablagem interna baseada na tecnologia Dropper Quickrealese para a ligação.

PUB
Beeq

Características: Material: fibra de carbono // Acionamento e funcionamento: mecânico – hidráulico // Curso: 60 mm // Diâmetro: 27,2 – 30,9 mm // Peso: desde 369 gramas // Preço: desde 450 euros

Mais info: www.dtswiss.com

Dropper post D 232, D 232 ONE: Tutorial on how to do a small service. | DT Swiss

KS Lev Integra 65 mm

Por fim, entre estes quatro modelos de espigão de selim telescópico para XC encontramos este KS Lev Integra, que está disponível com város cursos, o que faz com que também possa fazer uma “perninha” no enduro. A construção em alumínio de série 7000 é o que garante o peso mais reduzido.

Aqui focamos a versão de 65 mm, que na balança marca 364 gramas (diâmetro de 30,9 mm) e apresenta uma zona de inserção com apenas 180 mm. A cablagem interna aciona um sistema hidráulico (de cartucho) bastante elaborado e que é ajustável a ar.

Características: Material: alumínio 7000 // Acionamento e funcionamento: mecânico – hidráulico // Curso: 65 mm // Diâmetro: 30,9 – 31,6 mm // Peso: desde 364 gramas // Preço: desde 199 euros

Mais info: kssuspension.com

KS LEV Integra General Maintenance

Também vais querer ler…

Selim para a bicicleta de BTT: 6 pontos a ter em conta para escolher bem


Sobre os artigos GoRide Top…

Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades.

São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e da nossa experiência neste sector.


Fotos: Cannondale // Canyon // Bike Yoke // Crankbrothers // DT Swiss // KS (Kind Shock)

Também vais gostar destes!