Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ Há 2 dias
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet No BTT já está quase interiorizado que as luvas fazem muita falta. Mas... e na estrada, usar ou não? Cinco pontos rápidos. Já deves ter reparado que são vários os ciclistas profissionais que não usam luvas… Tu usas luvas nas voltas de estrada ou preferes andar sem elas? Pois, o tema não é unânime e acreditamos que entre o teu grupo de amigos ciclistas existem quem use e quem não use…PUB Há várias razões para isso, isto além da estética e do gosto pessoal, certamente. Por exemplo, em dias mais quentes as luvas podem tornar-se desconfortáveis e aí é normal que as dúvidas sobre a sua utilização aumentem ainda mais. Neste sentido, deixamos aqui algumas considerações sobre o assunto, enumerando algumas vantagens de contares ou não com as luvas quando a andar de bicicleta na estrada. Vantagens de andar com luvas: Proteção A vantagem mais evidente é a proteção das mãos em caso de queda. Por mais pequena que esta seja, raspar as mãos no asfalto nunca é agradável e pode provocar feridas “complicadas”, como podes calcular. PUB Daí a utilização das luvas constituir uma forma efetiva de proteção. Por outro lado também poderás evitar que insetos ou pequenas pedras ou detritos (lançados pelos carros, por exemplo) te causem danos nas mãos. Comodidade Com mais ou menos “almofadas” e/ou acolchoamento, as luvas contribuem sempre para elevar os índices de conforto nas mãos e na relação com o guiador. Especialmente em voltas ou treinos mais extensos: nesses momentos as mãos podem sofrer mais um pouco e as luvas tornam-se boas “aliadas”. Além de proporcionarem uma condução mais segura.PUB Manuseio e tacto aumentam… Com o calor as mãos suam sempre mais e a aderência pode ser assegurada através das luvas que absorvem a transpiração e servem para agarrar melhor o guiador. Vantagens de andar sem luvas: Maior sensação de liberdade Sem luvas o ar indice diretamente nas mãos e isso pode trazer uma sensação de prazer e frescura, especialmente quando está calor. Sensibilidade É possível que em certas alturas a sensação de tato direto te traga mais sensibilidade aos dedos, isto em especial no manuseamento do guiador, das manetes dos travões e nos manípulos de seleção das mudanças.PUB Pode existir um problema relacionada com isto, contudo: quando transpiramos muito nas mãos pode ser complicado evitar que o suor interfira com o manuseio. Com luvas isto fica resolvido. Em suma… Existem mais vantagens em usar luvas no ciclismo do que em deixá-las em casa, disso temos a certeza (apesar de nem sempre as usarmos!). Compreendemos alguns argumentos de quem prefere andar sem elas, lá está, mas preferimos andar com luvas. Quando está calor tens sempre a possibilidade de usares luvas de dedos cortados, que acabam por ser um dois em um: continuam a proteger as palmas das mãos em caso de queda, por exemplo, ao mesmo tempo que sempre dão maior frescura e proporcionam um manuseio mais apurado dos comandos da bike. Seja como for, esta é mais uma daquelas discussão em que todos temos de aceitar a opinião e preferência de todos. Ou seja, no fundo, o que mais conta é que andes como te dá mais prazer e como se sentires melhor. E mesmo que deixar de usar luvas te possa trazer alguns “dissabores” na estrada… Também vais querer ler… Cultura ciclista: como é que o peso influencia o rendimento? Fotos Luvas: Mavic
Bikes Nova BH Core Sport: uma elétrica de BTT ‘simples’ e que também ‘anda’ na cidade Como deve ser uma bicicleta para o todo-o-terreno? Certamente algo como esta nova BH Core Sport, uma e-BTT pronta para ser utilizada todos ... Por GoRideHá 12 horas
Acessórios Novos sapatos de estrada Fizik Powerstrap Aerowave [com vídeo] Andam nos pés de vários prós do World Tour e são os mais leves sapatos de estrada Fizik. Custam 350 euros. Por Jorge LopesHá 1 dia
Componentes Trek lança novas gamas de pneus Bontrager para BTT e gravel [com vídeo] Muitas opções para XC, trail e gravel, e para diferentes condições nos trilhos. Os preços começam nos 49 euros. Por GoRideHá 3 dias
Destaque Estivemos no Giant Road Camp 2024 (e com a nova Giant TCR!) [com vídeos] Dois dias na ilha de Maiorca (com muito vento!) foram a 'aventura' ideal para experimentarmos a nova Giant TCR. Mas houve mais 'ação'! Por Rafael PrazeresHá 4 dias
Bikes Nova Specialized Creo 2 E5 Comp Alloy com sistema Future Shock 3.0 Estrada ou gravel? Ambos! Uma elétrica com motor Turbo SL 1.2, quadro em alumínio e aquele pequeno amortecedor de 20 mm na direção ... Por GoRideHá 4 dias
Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ Há 2 dias
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023