Já deves ter reparado que são vários os ciclistas profissionais que não usam luvas… Tu usas luvas nas voltas de estrada ou preferes andar sem elas? Pois, o tema não é unânime e acreditamos que entre o teu grupo de amigos ciclistas existem quem use e quem não use…

PUB
Riese & Müller Multitinker

Há várias razões para isso, isto além da estética e do gosto pessoal, certamente. Por exemplo, em dias mais quentes as luvas podem tornar-se desconfortáveis e aí é normal que as dúvidas sobre a sua utilização aumentem ainda mais.

Neste sentido, deixamos aqui algumas considerações sobre o assunto, enumerando algumas vantagens de contares ou não com as luvas quando a andar de bicicleta na estrada.

Vantagens de andar com luvas:

Proteção

A vantagem mais evidente é a proteção das mãos em caso de queda. Por mais pequena que esta seja, raspar as mãos no asfalto nunca é agradável e pode provocar feridas “complicadas”, como podes calcular.

PUB
TrekFest 2024

Daí a utilização das luvas constituir uma forma efetiva de proteção. Por outro lado também poderás evitar que insetos ou pequenas pedras ou detritos (lançados pelos carros, por exemplo) te causem danos nas mãos.

Comodidade 

Com mais ou menos “almofadas” e/ou acolchoamento, as luvas contribuem sempre para elevar os índices de conforto nas mãos e na relação com o guiador.

Especialmente em voltas ou treinos mais extensos: nesses momentos as mãos podem sofrer mais um pouco e as luvas tornam-se boas “aliadas”. Além de proporcionarem uma condução mais segura.

PUB
Cube Stereo ONE

Manuseio e tacto aumentam…

Com o calor as mãos suam sempre mais e a aderência pode ser assegurada através das luvas que absorvem a transpiração e servem para agarrar melhor o guiador. 

Vantagens de andar sem luvas:

Maior sensação de liberdade

Sem luvas o ar indice diretamente nas mãos e isso pode trazer uma sensação de prazer e frescura, especialmente quando está calor.

Sensibilidade

É possível que em certas alturas a sensação de tato direto te traga mais sensibilidade aos dedos, isto em especial no manuseamento do guiador, das manetes dos travões e nos manípulos de seleção das mudanças.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Pode existir um problema relacionada com isto, contudo: quando transpiramos muito nas mãos pode ser complicado evitar que o suor interfira com o manuseio. Com luvas isto fica resolvido.

Em suma…

Existem mais vantagens em usar luvas no ciclismo do que em deixá-las em casa, disso temos a certeza (apesar de nem sempre as usarmos!). Compreendemos alguns argumentos de quem prefere andar sem elas, lá está, mas preferimos andar com luvas.

Quando está calor tens sempre a possibilidade de usares luvas de dedos cortados, que acabam por ser um dois em um: continuam a proteger as palmas das mãos em caso de queda, por exemplo, ao mesmo tempo que sempre dão maior frescura e proporcionam um manuseio mais apurado dos comandos da bike.

Seja como for, esta é mais uma daquelas discussão em que todos temos de aceitar a opinião e preferência de todos. Ou seja, no fundo, o que mais conta é que andes como te dá mais prazer e como se sentires melhor. E mesmo que deixar de usar luvas te possa trazer alguns “dissabores” na estrada…

Também vais querer ler…

Cultura ciclista: como é que o peso influencia o rendimento?

Fotos Luvas: Mavic

Também vais gostar destes!