Instalar guiadores para XC mais largos nas bicicletas de BTT já não é bem uma moda, é mais uma tendência atual e que veio para ficar. E a razão parece ser simples e lógica, visto que originalmente um guiador mais largo está presente nas bikes de BTT mais dirigidas a trilhos mais radicais, a descidas, onde é preciso mais controlo e estabilidade na direção…

PUB
Orbea Genius Dealers

Torna-se possível fazer movimentos mais amplos no controlo da bicicleta, mudanças de direção mais rápidas e assim conseguirmos evitar e “gerir” melhor os obstáculos, até porque é reduzido um pouco o “nervosismo” da direção. Mais segurança? Talvez… Mais confiança? Certamente que sim!

É certo, assim, que este tipo de guiadores está a surgir nas vertentes do BTT em que a sua presença não era assim tão normal, mais concretamente no XC, pois os trilhos do género, mesmo até no XCO, começam a ter cada vez mais descidas e passagens técnicas.

Em contraponto, continua a existir uma grande faixa de praticantes que prefere um guiador mais estreito, e que, ao comprar hoje uma bike nova, chega mesmo a pedir a substituição do modelo mais largo que vem de origem… Em que ficamos? Aqui estão as vantagens que identificamos em cada tipo…

Guiadores para XC mais largos

Está a ser bastante habitual ver montagens de XC novas com guiadores que chegam aos 760 mm, até mesmo modelos com 780 mm, medidas que são típicas do enduro e do downhill, por exemplo.

PUB
Nova Mondraker Crafty Carbon

As vantagens principais:

  • Um componente mais largo torna-se mais eficaz na hora de ir mudando de direção e evitando os obstáculos que nos saem ao caminho. Os movimentos podem ser mais amplos. isto torna a direção menos “nervosa”, permitindo errar um pouco mais. A bicicleta “perdoa” um pouco mais, por assim dizer, tornando a prática mais segura.
  • A nossa posição em cima da bicicleta passa a ser mais “dominante”, o que nos dá um controlo maior nas descidas e mais estabilidade nos trilhos técnicos.
  • Qualquer imprevisto nos trilhos que dê origem a uma boa “sacudidela” da direção será mais fácil de corrigir e controlar, já que o componente em si é maior, mais largo.

Guiadores mais estreitos

Apelidamo-los de “estreitos” para fazermos a diferenciação dos que são efetivamente largos, passamos a redundância, falando de medidas entre os 700 e os 720 mm.

É curioso vermos que alguns atletas dos circuitos mundiais de XC estão a usar guiadores com estas dimensões de largura, quando nenhum dos fabricantes instala de origem nas novas bicicletas modelos como esses, pelo menos nas versões de média e alta gama.

PUB
Orbea Genius Dealers

As vantagens principais:

  • Um guiador mais estreito não nos traz aqueles problemas de não conseguirmos passar nos trilhos mais fechados e mais estreitos, com vegetação, árvores ou outros obstáculos de um lado e de outro. Com guiadores largos por vezes temos de desmontar para não batermos com a extremidade de um dos punhos, certo? Já nos aconteceu várias vezes…
  • Os guiadores mais estreitos são mais reativos. Ou seja, desde que a nossa técnica esteja em bom nível, vamos conseguir ter mais rapidez e capacidade imediata para reagir perante alguns obstáculos e alguns erros/imprevistos de condução da bicicleta.
  • Os ciclistas mais baixos sentem-se mais à vontade com um guiador mais estreito e que “encaixa” melhor no seu comprimentos de braços…

Em suma…

Como quase sempre dizemos (e não nos cansamos de repetir), este tipo de “dúvidas” deve ser desfeito com a experiência: experimentar e testar uma bike com um guiador mais largo antes de tirar conclusões e tomar decisões.

Confessamos que preferimos o controlo extra trazido pela nova tendência de guiadores para XC mais largos, mas aconselhamos a que não te deixes levar por modas, mas sim pela teu gosto pessoal e pela situação em que te sentes melhor…

Hoje em dia há quem use uma bicicleta claramente orientada para XC para dar voltas um pouco mais exigentes e para fazer um pouco de tudo nos trilhos, pelo que esta largura maior de guiador faz todo o sentido. Depende do perfil de cada um e do que vamos fazer em cima da bicicleta.

Tirando isso, talvez o seguinte ditado consiga resolver o problema dos mais indecisos: “é no meio que está a virtude”…

Discussão de ciclismo: estão as categorias das bicicletas a ‘canibalizar-se’?

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Também vais gostar destes!