Pelo que indica a marca, este ano celebra-se o 50º aniversário desde que Bob Fox, o fundador, desenvolveu o seu primeiro produto. Por isso, nada melhor do que lançar novas suspensões Fox Factory para todas as vertentes de bicicletas de BTT!

PUB
Orbea Genius Dealers

Temos de recuar até 1974 para encontrar o primeiro produto desenvolvido pelo fundador da Fox, que na altura foi o denominado de Fox Air Shox. Um produto que tinha como objetivo “elevar o potencial do BTT”, e que ainda hoje se mantém!

Agora, e em jeito de celebração desta data muito especial, a Fox apresenta uma edição limitada na gama Factory, nesta caso, totalmente dourada (Gold Edition). Mas, não é só pela cor que a exclusividade se fica, pois o número de unidade produzidas também será, segundo a marca, muito reduzido…

 

FOX 32 SC

Já que estamos entre o tema das suspensões, falamos também da nova Fox 34 Step-Cast, que, como explicam em comunicado, “já era altura dos atletas de XCM terem a sua própria suspensão”…

A FOX 32 SC foi o ponto de partida, tendo em conta que este novo modelo conta já com o compacto cartucho GRIP SL (que abordamos já de seguida!) e que mantém o peso abaixo das 1300 gramas.

PUB
Giant TCR 2024

O GRIP SL foi especificamente desenhado para suspensão de 32mm, e obviamente para as vertentes de endurance. A FOX explica que o amortecimento é progressivo, ou seja, mais suave ao inicio “proporcionado mais velocidade nas secções difíceis do percurso”, explicam.

A nova 32 SC conta agora com o um arco Matrix traseiro para conferir mais propriedades de rigidez, que aumentou em 40% como explicam em comunicado. No entanto, esta nova 32 SC só está disponível com 100mm de curso… Por outro lado esta recebe ainda uma nova coroa de alumínio (série 7000) com offset zero e rake de 44mm.

Nova geração GRIP

“Mais aderência, confiança e velocidade”. Os três pontos fortes dos novos cartuchos da marca, que são o lançamento mais recente deste últimos 50 anos de evolução.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Grip X2 | Descidas

A FOX queria criar algo inigualável nas descidas e, para isso, estudou com afinco as suspensões de motoross e supercross… O Grip 2, um cartucho já por si só muito bom, nesta sua evolução Grip X2 vê agora a sua capacidade aumentada.

O Base Valve é agora de 24mm e com 23 anilhas (antes 20mm e 7 anilhas). Isto, segundo a marca, resulta em menos pressão e mais sensibilidade, ao mesmo tempo que oferece mais personalização e ajuste.

Grip X | Para qualquer terreno

O ajuste da compressão em alta e baixa velocidade continua a ser o destaque neste cartucho Grip X. A FOX explica que este modelo permite uma transferência de potência mais otimizada, e que pode ser monitorizada facilmente em zonas de pedal.

PUB
TrekFest 2024

Portanto, possuímos o modo firma (é o último clique da suspensão), mais leve 120 gramas que o Grip X2, e ajuste de três vias.

Grip SL |O mais leve

O Grip SL além de ser o mais leve, é também o cartucho com menos curso. Contudo, a marca explica que é bastante capaz nas”corridas mais exigentes da Taça do Mundo de XCO e XCM”.

O seu bloqueio firme para uma melhor entrega de potência não invalida o facto da Grip SL ainda absorver alguma irregularidade mais vigorosa no percurso. Com três posições de regulação e o bloqueio firme, este modelo é ainda 60 gramas mais leve que o Fit 4 (na versão de 100mm de curso).

Mais info:


Créditos imagens: FOX

 

 

 

Também vais gostar destes!