O jovem italiano Mattia Agostinacchio já começa a marcar o ciclismo internacional ao assinar um contrato de longa duração com a equipa WorldTour EF Education-EasyPost — tudo isto sem sequer ter competido na categoria de Sub-23.

PUB

Campeão mundial júnior de ciclocrosse, Agostinacchio, de 18 anos, é apontado como uma das grandes promessas da nova geração. A sua ligação à equipa norte-americana entra em vigor oficialmente em janeiro de 2026, mas o jovem começará já esta temporada a vestir a camisola da formação americana, integrada num novo projeto da EF Education centrado no ciclocrosse.

PUB
Equipamentos GSG

Antigo praticante de BTT, o italiano é um atleta versátil que migrou recentemente para o ciclismo de estrada. A comparação com Mathieu van der Poel é inevitável, embora o próprio prefira manter os pés bem assentes na terra:

“Muitas pessoas dizem que sou como ele, mas eu acho que não. Se conseguisse atingir o nível dele, seria incrível”, confessa Agostinacchio.


O diretor-geral da EF Education-EasyPost, Jonathan Vaughters, não esconde a admiração pelo talento e maturidade do jovem corredor, mas sublinha que o plano passa por um desenvolvimento cuidadoso e sem precipitações:

“Vai juntar-se à WorldTeam, mas também continuará a competir na categoria de Sub-23. Vamos dar-lhe algumas oportunidades no WorldTour, só para aprender.” 

A contratação de Agostinacchio insere-se numa estratégia mais ampla da EF Education-EasyPost de apostar no ciclocrosse e nos jovens talentos, com o objetivo de moldar ciclistas completos e preparados para o exigente cenário do ciclismo profissional.

Crédito da imagem: UCI_CX – https://x.com/UCI_CX/status/1886011019396341883/photo/1

Também vais gostar destes!