Eddy Merckx terá pretendido serenar a polémica provocada pelas críticas que dirigiu a Remco Evenepoel entre os Campeonatos da Europa e do Mundo, confessando ser seu fã e descrevendo o jovem compatriota como um “grande motor”.

PUB
Orbea Genius Dealers

Merckx nunca se rogou a críticas ao carácter e modo de competir de Evenepoel. Antes do Campeonato do Mundo, disputado na Bélgica, a antiga glória do ciclismo sugeriu que Evenepoel não deveria ter sido selecionado, porque não era corredor de equipa. Evenepoel se coibiu a responder ao Canibal, afirmando que tem “muito respeito por Eddy, mas aparentemente não é mútuo”.

Na Bélgica, alguns observadores do ciclismo consideram que Merckx critica Evenepeol porque discordou da sua profissionalização precoce na Deceuninck-QuickStep, em vez de competir nas categorias de sub-23 com a equipa Hagens Berman Axeon, do seu flho Axel Merckx. Todavia, o maior corredor de todos os tempos nega-o e agora vem admitir que é fã de Evenepoel.

“No que me diz respeito, não há problema. Sou um grande fã do Remco, que isso fique bem claro”, afirmou Merckx ao Het Laatste Nieuws. “Há um grande ‘motor’ naquele corpo. Dadas as circunstâncias, Remco teve um excelente ano. Não se pode esquecer de que ele ficou lesionado com gravidade [em 2020, no Giro da Lombardia], e tudo poderia ter sido diferente”, argumenta Merckx.

Merckx explicou que não criticou Evenepoel pelo seu desempenho no Campeonato do Mundo, mas pela estratégia de corrida da equipa belga. Evenepoel juntou-se a dois ataques iniciais e depois sacrificou-se para correr para o designado líder Wout van Aert, mas o corredor da Jumbo-Visma não correspondeu.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

“Obviamente, ele [Evenepoel] estava bem! Isso é que é triste. Mas essa tática…”, lamentou Merckx.

“Tudo começou com a seleção da equipa. Wout é o único líder, mas por que não sugeriu um companheiro como Nathan Van Hooydonck para apoiá-lo? Isso não faz sentido. E todos aqueles corredores da QuickStep, eram necessários? Não gostei disso. Mas o maior erro foi Remco. Ao levá-lo, não pode ser como gregário. Essa foi, de facto, a minha mensagem naquele artigo”, esclareceu Eddy Merckx, que foi questionado sobre se acreditava que Evenepoel poderia ter sido campeão mundial. “Quem sabe… É impossível de dizer, mas Remco deveria ter, pelo menos, tido a liberdade nos últimos 30 quilômetros. Ele poderia ter ajudado Wout ou arriscar”.

Também vais gostar destes!