Eis uma história que nada dignifica a imagem do ciclismo. No último fim de semana realizou-se na cidade de Villena (Espanha) a sexta prova da competição amadora espanhola Torneo Interclubs Vinalopo, com 182 corredores à partida, mas apenas 52 concluíram a prova de 90 km!

PUB
Orbea Genius Dealers

Um percurso difícil exigente ou condições climatéricas extremas poderão explicar 130 desistências? Segundo a Marca, o motivo é bem diferente e muito mais preocupante. Terá sido o anúncio da intervenção das autoridades antidopagem espanholas (CELAD) no final da corrida que teria levado tantos participantes a abandonar subitamente a prova a meio do percurso, alegando furos ou quedas, sem forma de apurar a veracidade destes incidentes…

A prova foi ganha pelo espanhol Andrés Ripoll López, e para os 52 corredores que a concluíram e após a mesma submeteram-se ao controlo antidopagem, a explicação dos adversários desistentes foi logicamente difícil de aceitar.

Oitavo classificado, Álvaro Marza expressou a sua insatisfação no Instagram. “As desistências deveram-se ao controlo antidoping. É uma explicação lógica e a mais pura realidade. Espero ter os resultados em breve e poder anunciá-los.”

PUB
Orbea Genius Dealers

Dada a dimensão da polémica, os organizadores tomaram uma posição oficial. “Queremos organizar um evento de ciclismo limpo e justo. Estamos comprometidos com a luta contra o doping e acreditamos que é essencial manter a integridade do desporto e proteger a saúde dos ciclistas. Contra a vantagem injusta sobre aqueles que participam em competições justas. Não só é um desrespeito ao desporto e aos seus valores, mas também pode ter consequências graves para a saúde. Além disso, aderimos às rigorosas regras antidopagem da União Ciclista Internacional (UCI). Todos os participantes do evento foram submetidos a testes antidoping aleatórios antes e depois da competição.”

PUB
Cube Stereo ONE

Crédito da imagem: Interclubs Vinalopo Twitter – https://twitter.com/icvinalopo/status/1765313788473991261/photo/1

Também vais gostar destes!