Uma primeira etapa para velocistas, uma fuga controlada e a esperança de que ao quarto dia, finalmente, não houvesse incidentes e polémica nesta edição da Volta a Espanha. Puro engano, pelo menos no que refere a quedas. Mais algumas a marcarem a etapa, as mais aparatosas nos quilómetros finais a marcarem… alguns corredores. João Almeida escapou-lhes…

PUB
Cube Stereo ONE

Mas um dos afetados, o português Ruben Guerreiro, ficou bastante combalido, suspeitando-se de fratura de clavícula, mas ainda não confirmada. Tal como a continuidade do corredor da Movistar em prova…

Ganhou a etapa o australiano da Alpecin-Deceuninck, Kaden Groves, que sobreviveu às carambolas e foi o mais forte nos metros finais em subida. Remco Evenepoel não teve sobressaltos e manteve a liderança brilhantemente conquistada na véspera na estreia da montanha nesta Vuelta.

Aguarda agora, como todos os adversários candidatos ao triunfo final, passar incólume até à próxima medição de forças – que acontece já na quinta-feira, para o Observatório de Javalambre.

Entre os rivais do belga camisola vermelha está João Almeida, que voltará a ter duro teste nessa etapa montanhosa. Na inaugural esteve à altura, ainda que ao seu estilo, conservador, sem ir ao choque. Para já, não teve dissabor. Mas a concorrência é fortíssima, provavelmente a mais forte que o jovem português já enfrentou em grandes voltas – e ele já participou em… “algumas”.

Insistimos que João Almeida tem mais uma oportunidade de firmar mais alto ainda o seu nome no panorama do ciclismo atual – pelo referido valor da concorrência –, mas o ciclista de A-dos-Francos tem de vencer a primeiro a batalha interna na UAE Emirates com Juan Ayuso…

PUB
KTM

E já se viu que o ainda mais jovem espanhol está “danadinho” por estabelecer desde já uma hierarquia sem contestação – e também se percebeu, pela etapa de Andorra, que conta com o apoio incondicional do seu compatriota Marc Soler. Não é de espantar.

Lê também:

Vuelta 2023 – etapa 4: Kaden Grooves acreditou e venceu ao sprint [com vídeo]

Imagens: Vuelta Twitter

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!