Matej Mohoric conquistou a segunda vitória no Tour de França de 2021, cortando a meta em Libourne, após 25 quilómetros em solitário, escapado aos companheiros de fuga.

PUB
TrekFest 2024

Quinze dias depois do triunfo Le Creusot e dois dias depois de ter tido o seu quarto de hotel revistado pela polícia francesa, na sequência de uma investigação sobre suspeitas de doping na sua equipa, Bahrain Victorious, o campeão esloveno protestou ao celebrar a vitória, colocando o indicador esticado à frente da boca [mandando silenciar os críticos], quando cruzou a linha de chegada.

Mohoric terminou a 19.ª etapa com um minuto de vantagem sobre os perseguidores, liderados por Christophe Laporte (Cofidis), segundo na meta, depois de ter percorrido os quilómetros finais em parceria com Casper Pedersen (DSM), que ficou em terceiro.

Eddy Merckx estava na linha de partida e, após um abraço caloroso, disse a Cavendish que esperava que o britânico batesse o recorde partilhado entre ambos, de 34 vitórias em etapas, mas não foi esta sexta-feira. Essa proeza de Maxman terá de esperar, pelo menos, por domingo, em Paris, nos Campos Elíseos, na derradeira etapa. A Deceuninck-QuickStep nunca pareceu interessada em perseguir a fuga que se formou só a 44 km do fim de uma corrida que teve 207 km.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Tadej Mohoric com Laporte, Pedersen, Nils Pollitt (Bora-Hansgrohe), Mike Teunissen (Jumbo-Visma), Anthony Turgis ( TotalEnergies), Franck Bonnamour (hotéis B&B), Georg Zimmerman (Intermarché-Wanty-Gobert), Michael Valgren (EF-Nippo) e a dupla Trek-Segafredo de Jasper Stuyven e Edward Theuns.

Enquanto o grupo recuperava o fôlego após uma curta subida, a 25 km da frente, Mohoric atacou e só parou na meta. “Não consigo acreditar”, disse o esloveno. “Quando o Nils [Pollits] fez a subida, estava tão no limite que quase explodi, mas disse que se seria o momento, por ser o mais difícil. Ataquei e olhei para trás, e ninguém estava lá. depois fui o mais forte que pude e esgotei completamente as forças das minhas pernas, no final a estava a morrer, estava a debitar uma potência ridiculamente baixa, mas a tentar ser o mais aerodinâmico possível. Felizmente, consegui manter a vantagem”, contou o vencedor.

Também vais gostar destes!