No dia seguinte à Clássica San Sebastián, outra clássica importante teve lugar na província basca: o Circuito de Getxo – Mémorial Irmãos Oxoa, com 172 quilómetros entre Bilbau e Getxo.

PUB
Garmin

Uma 80ª edição que teve como tradicional ponto quente o Picon Alto, a cerca de 15 km da chegada, uma subida de 2,1 quilómetros com uma inclinação média de 9,3% que os seguidores da Volta a França conhecem desde a primeira etapa da prova de 2023.

E foi nesse muro final que Isaac del Toro (UAE Emirates-XRG) construiu a sua oitava vitória da temporada, ‘desforrando-se’ do quinto lugar no dia anterior em San Sebastián. Após um excelente auxílio pelo seu companheiro de equipa Juan Ayuso, o jovem mexicano lançou um ataque fortíssimo que ninguém conseguiu acompanhar, aumentando a diferença nas descidas e nos setores planos, antes de voltar a capitalizar nos metros finais em subida até à linha de chegada.

Vinte segundos depois de Del Toro, Juan Ayuso garantiu a dobradinha para a equipa dos Emirados, ao superar o seu compatriota Alex Aranburu (Cofidis) num sprint, depois de beneficiar, logicamente, do trabalho do quarteto perseguidor a Del Toro.

O resto da classificação foi igualmente espanhola, com Eduard Prades (Caja Rural – Seguros RGA) e Pau Miquel (Equipo Kern Pharma) a dominarem o sprint do que restava do pelotão, poucos segundos depois, completando o top- 5.

Classificação

Créditos da imagem: UAE Emirates Twitter – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1952022790045065351/photo/1

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Também vais gostar destes!