Isaac Del Toro está de regresso à competição no UAE Tour a partir desta segunda-feira e assume um papel de destaque na poderosa UAE Emirates, partilhando a liderança com o britânico Adam Yates. A tarefa não será simples: pela frente estará um Remco Evenepoel em grande forma neste arranque de temporada. Ainda assim, o jovem mexicano mostra-se motivado e pronto para o desafio.
Depois de uma temporada de 2025 memorável — com 18 vitórias e um impressionante segundo lugar na geral do Giro de Itália — Del Toro prepara-se para voltar à estrada numa prova que tem sido fértil para a sua equipa. O UAE Tour foi conquistado em 2021, 2022 e 2025 por Tadej Pogacar, e a formação dos Emirados quer voltar a triunfar em casa.
🔥 Here’s our squad for the 8th edition of the #UAETour:
🇲🇽 @ISAACDELTOROx1
🇧🇪 @RuneHerregodts
🇨🇴 @sebasmolano_
🇩🇪 Nils Politt
🇺🇸 Kevin Vermaerke
🇧🇪 @FlorianVermeers
🇬🇧 @AdamYates7See you on home roads 🇦🇪 #WeAreUAE pic.twitter.com/PW7yulo9AS
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) February 11, 2026
Com nomes como Adam Yates, Kevin Vermaerke e Florian Vermeersch no alinhamento, Del Toro terá apoio de peso nas exigentes subidas do deserto.
“Estou muito ansioso por iniciar o meu primeiro UAE Tour. É uma corrida especial para mim”, afirma o ciclista de 22 anos. A estreia na prova e o facto de competir “em casa” dão-lhe, como refere, “um sentimento de orgulho e responsabilidade”.
O percurso apresenta momentos decisivos, como o contrarrelógio individual da terceira etapa e as chegadas em alto em Jebel Mobrah (etapa 3) e Jebel Hafeet (etapa 6). A tudo isto juntam-se os temidos ventos laterais, capazes de fracionar o pelotão e criar diferenças inesperadas. Consciente desses desafios, Del Toro preparou-se ao detalhe, dedicando “um tempo para reconhecer algumas das principais etapas” e “familiarizando-se com as estradas”. Mostra-se confiante e sabe que poderá contar com o trabalho do incansável Nils Politt para controlar o ritmo do grupo.
A concorrência, porém, é de altíssimo nível. Evenepoel chega embalado por seis vitórias em oito dias de competição e deverá procurar impor-se desde o contrarrelógio da segunda etapa.
“O nível aqui será muito elevado, com alguns dos melhores ciclistas do mundo na linha de partida”, reconhece o mexicano. Ainda assim, deixa uma mensagem clara: “Preparamo-nos muito bem como equipa e estamos prontos para dar o nosso melhor e correr de forma agressiva”.
A UAE Emirates apresenta-se equilibrada, com Juan Sebastián Molano a tentar destacar-se nos sprints, onde se espera forte oposição de Jonathan Milan.
Crédito da imagem: UAE Emirates/X



