Após 15 longos anos de apreciados serviços, Dave Brailsford deixa a INEOS Grenadiers, noticia a GCN e o The Telegraph. O britânico ‘desapareceu’ do site da equipa britânica desde a noite de sexta-feira. O motivo desta partida? o clube de futebol Manchester United.

PUB
Equipamentos GSG

Jim Ratcliffe, dono da INEOS, comprou uma participação de 29% no clube de futebol da Premier League e Dave Brailsford foi recrutado para a estrutura diretiva dos ‘reds’. O empresário, de 59 anos, deixa para trás um trajeto de grande sucesso no ciclismo.

Foi por sua iniciativa que foi criada a quase imbatível Team Sky, que, logo após o seu lançamento em 2009, se transformou numa verdadeira máquina vencedora, de que se destaca a série brilhante de triunfos no Tour, com Bradley Wiggins (2012), Chris Froome (2013, 2015, 2016 e 2017), Geraint Thomas (2018) e Egan Bernal (2019).

Os corredores da INEOS foram informados da saída do chefe em dezembro, durante um estágio em Maiorca.

Embora Dave Brailsford nas últimas temporadas ainda fosse reconhecido como o dirigente máximo da INEOS Grenadiers, era cada vez menor a sua influência nas decisões da estrutura ao mais alto nível.

Portanto, este anúncio é apenas uma meia surpresa. No final de 2021, Brailsford recuperou um papel de destaque dentro da INEOS Sport, estrutura que rege as entidades patrocinadas pela empresa, do futebol à vela, incluindo a Fórmula 1. Mas desde há algumas semanas, Brailsford assumiu um cargo no Manchester United, deixando-o com pouca disponibilidade para gerir a equipa de ciclismo.

Quem sucederá ao dirigente histórico da INEOS Grenadiers? A escolha ficou mais complexa com a saída de Rod Ellingworth no final da temporada passada. John Allert, diretor geral do Grupo, é agora o novo chefe. Trabalho não irá faltar ao novo responsável máximo para trazer a INEOS de volta ao topo do WolrdTour, de modo a embrear com as equipas que a destronaram nos últimos anos, Visma-Lease a Bike e UAE Emirates.

PUB
Beeq E-Bikes

De acordo com o The Telegraph, o novo chefe deverá falar com os media na próxima semana e certamente terá como objetivo a vitória numa grande volta, o que não acontece na INEOS Grenadiers desde 2021, com o sucesso de Egan Bernal na Volta a Itália.


Imagem: INEOS Grenadiers Twitter

Também vais gostar destes!