Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) surpreendeu os velocistas do pelotão do Critérium du Dauphiné, ao lançar um ataque no quilómetro final da 5.ª etapa, para garantir uma vitória sensacional antes da chegada às montanhas, esta sexta-feira.

PUB
Orbea Genius Dealers

O britânico, vencedor da edição de 2018 do Dauphiné, aproveitou uma viragem de 180 graus (uma curva) para acelerar forte à cabeça de um pelotão reduzido e conseguiu segurar a vantagem perante a perseguição liderada por Sonny Colbrelli (Bahrain Victorious), que superou por meia roda já sobre a meta.

Alex Aranburu (Astana-Premier Tech) conquistou o último lugar no pódio, com Lukas Pöstlberger (Bora-Hansgrohe) a terminar em segurança no grupo para manter a liderança da classificação geral.

Os organizadores da corrida classificaram a íngreme subida tardia da Côte du Montrebut – 1,3 km a 12 por cento – como o ponto chave da etapa ondulante de 175 km, mas aquela passou sem nada acontecer entre os principais favoritos em competição, e um sprint em grupo reduzido parecia inevitável após o final da fuga Lawson Craddock (EF-Nippo) a 2 km da meta.

PUB
Specialized Levo

Thomas, no entanto, tinha outras ideias. Ou afinal, não. “Não foi planejado”, esclareceu o vencedor do Tour de França de 2018. “Sabia que a Bahrain não tinha nenhum elemento para perseguir e que a última parte era um pouco tortuosa. Então pensei ‘dane-se, vai em frente’. A equipa disse-me, via rádio, que eu tinha uma boa vantagem, e eu só fui a fundo!”, explicou o britânico da Ineo.

O galês contornou a última curva e atacou a reta final. Colbrelli foi forçado a um sprint de longa distância, mas italiano da Bahrain, que tinha dois segundos lugares e uma vitória nesta edição da prova francesa, chegou rapidíssimo a Thomas, mas tarde demais.

“O Colbrelli passou tão rápido que quase arrancou o meu capacete”, afirmou Geraint Thomas, que com 10 segundos de bonificação pela vitória subiu duas posições, para o sexto lugar da geral, a 14 segundos de Pöstlberger.

A etapa desta sexta-feira termina em alto e poderá trazer alterações sensíveis à classificação, com os homens da geral a reposicionarem-se.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Também vais gostar destes!