Em Cairns (Austrália), no sábado passado, Emil Johansson (Suécia) superou Dawid Godziek (Polónia) e chegou à vitória no evento Crankworx Slopestyle. Johansson igualou o recorde de Brandon Semenuk, alcançando 11 vitórias na prova. Enquanto isso, Harriet Burbidge-Smith, atleta da casa, obteve duas vitórias e um segundo lugar ao longo da semana.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Após sofrer uma queda no ano passado, que obrigou o sueco a abandonar a competição, este acabou por se “vingar” este ano ao conquistar 91,50 pontos e ao garantir mais uma vitória, igualando o recorde de 11 vitórias no Crankworx Slopestyle estabelecido pelo lendário Brandon Semenuk.

Emil Johansson

“É uma sensação incrível! No ano passado não consegui alcançar os meus objetivos aqui, e isso acabou por me assombrar”, referiu o corredor sueco. “Semenuk é um rider fenomenal, uma das figuras mais influentes na nossa modalidade. Cresci a admirá-lo e imaginar que um dia eu estaria no mesmo nível dele é algo que ainda não consigo compreender totalmente. É uma grande conquista para mim”, acrescentou, ainda a propósito do recorde batido.

O polaco Dawid Godziek e o francês Tim Bringer fecharam o pódio, respetivamente.

Emil Johansson (à direita) e Dawid Godziek (à esquerda).

Já no evento Pump Track de sábado, os riders australianos dominaram, conquistando cinco dos seis primeiros lugares. Jayce Cunning e Caroline Buchanan saíram vencedores, enquanto Ryan Gilchrist, Wade Turner (Nova Zelândia), Jenna Hastings e Sacha Mills também obtiveram boas classificações.

PUB
Beeq

Jayce Cunning

No downhill de domingo, Mick Hannah e Hastings fecharam a semana com duas vitórias, respetivamente. Jackson Frew e Tuhoto-Ariki Pene venceram nas categorias masculinas.

Nas provas de Dual Slalom de sexta-feira, Burbidge-Smith mostrou o seu poderio e conquistou a vitória, à frente de Martha Gill (Reino Unido) e Buchanan. Ryan Gilchrist venceu Bas van Steenbergen (Canadá) e Pene na vertente masculina.

No evento Speed & Style de quinta-feira, Burbidge-Smith conquistou mais uma vitória, acabando por superar Buchanan e Hastings, enquanto Garret Mechem (EUA) venceu na categoria masculina, que ficou à frente de Van Steenbergen e Mike Ross (Austrália).

PUB
Giant TCR 2024

Burbidge-Smith a cumprimentar os seus fãs.

Na quarta-feira, Mechem e Robin Goomes (Nova Zelândia) venceram o Campeonato Oficial Australiano de Whip-Off, batendo Alex Wayman (Nova Zelândia), Burbidge-Smith, Dave McMillan (Austrália) e Louise Ferguson (Reino Unido).

Na disputa pelos títulos de rei e rainha do Crankworx de 2023, o segundo lugar de Hastings no domingo coloca-a a apenas 26 pontos de Buchanan, enquanto o terceiro lugar de Pene deixa-o a 72 pontos de distância de Van Steenbergen e da coroa masculina. O circuito continua com o evento Crankworx Innsbruck a 21 a 25 de junho.

Mais info em:

Lê também:

Evenepoel: ‘Esses comentários vão ajudar-me a preparar os próximos objetivos.’

Imagens: Instagram Emil Johansson / Instagram Harriet Burbidge-Smith / Instagram Jayce Cunning / Red Bull Content Pool

Também vais gostar destes!