A Volta a França de 2025 oferecerá a possibilidade de uma reviravolta única na classificação geral na etapa final, em Paris. A última tirada (dia 27 de julho) passará pelo bairro histórico Montmartre antes da meta tradicional nos Campos Elísios. O rumor persistia há várias semanas e a organização oficializou agora a decisão. 

PUB
Titan Almeria 2025

Inspirados pelo percurso da prova de estrada dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, os organizadores do Tour (ASO) decidiram que o pelotão subirá as ruas íngremes de Montmartre, particularmente a Rue Lepic, antes da tradicional chegada à avenida mais famosa de Paris.  

Esta mudança de traçado pode dinamizar uma etapa muitas vezes considerada simbólica para a classificação geral, ou então decidida apenas no sprint final, mantendo o suspense até aos quilómetros finais.  

O percurso exato será revelado numa conferência de imprensa no final de maio, na Câmara Municipal de Paris, com a perfeita da capital francesa, Anne Hidalgo, do diretor do Tour, Christian Prudhomme, e do diretor da polícia municipal parisiense, Laurent Nuñez. 

 O comunicado na íntegra: 

«Para celebrar o cinquentenário da primeira chegada final aos Campos Elísios, um ano depois do sucesso e da emoção das multidões na prova olímpica de Paris 2024, o pelotão regressará à capital através de um percurso que passa pela Butte Montmartre. A Câmara Municipal de Paris, a Câmara Municipal de Polícia e os organizadores do Tour de França estão a mobilizar-se para um evento único». 

«O ano de 1975 marcou a história da Volta a França com o aparecimento no pelotão da camisola às bolinhas, uma camisola branca que premeia o melhor jovem ciclista e com a organização pela primeira vez da chegada final na Avenue des Champs-Élysées. Depois do Parc des Princes e do velódromo de Cipale, a maior corrida do mundo encontrou um cenário adequado para a sua final e para a celebração dos seus campeões».  

PUB
MMR Simun

«Para o quinquagésimo aniversário deste evento, foi concebido um percurso excecional, inspirado no percurso da corrida de rua dos Jogos Olímpicos de 2024, que atraiu mais de 500.000 espectadores em agosto passado. Os ciclistas terão de atravessar a Butte Montmartre e passar no sopé do Sacré-Cœur antes de competir numa etapa cujo cenário poderá romper com os hábitos estabelecidos nos últimos 50 anos no coração da capital». 

Crédito da imagem: ASO

Também vais gostar destes!