João Almeida (UAE Emirates) voltou a terminar a Volta à Comunidade Valenciana no segundo lugar da classificação geral, repetindo o resultado da época passada, ao ser apenas superado pelo belga Remco Evenepoel (Red Bull-BORA-hansgrohe), após a quinta e última etapa, vencida este domingo pelo espanhol Raúl García Pierna (Movistar).

PUB

Depois de ter sido batido pelo colombiano Santiago Buitrago em 2025, o português manteve este ano a posição alcançada na etapa da véspera, numa geral definida na etapa rainha, na qual Evenepoel assumiu a liderança da prova, destronando o eritreu Biniam Girmay (NSN).

A derradeira tirada, com 94,7 quilómetros entre Bétera e Valência, foi decidida ao sprint, com Raúl García Pierna a impor-se ao alemão Emil Herzog (Red Bull-BORA-hansgrohe) e ao belga Jasper Schoofs (Soudal Quick-Step), segundo e terceiro classificados, respetivamente, todos com o tempo de 2:09.44 horas.

Evenepoel confirmou o triunfo final ao concluir a etapa no 19.º lugar, a quatro segundos do vencedor, ganhando ainda um segundo a João Almeida, que terminou em 26.º. O belga fechou a geral com 31 segundos de vantagem sobre o português.

O corredor de 27 anos, natural de A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, deixa indicações positivas no arranque da temporada, que prossegue em Portugal, com a Clássica da Figueira, no sábado, e a Volta ao Algarve, entre 18 e 22 de fevereiro, competição na qual surge como um dos principais candidatos ao triunfo final.

Segundo classificado na Vuelta2025 e terceiro no Giro2023, João Almeida soma no seu palmarés vitórias na Volta ao Luxemburgo e à Polónia, em 2021, e nas Voltas ao País Basco, à Suíça e à Romandia, em 2024.

Na etapa de hoje, Nelson Oliveira (Movistar), segundo classificado na edição de 2021 da Volta à Comunidade Valenciana, terminou na 38.ª posição, a oito segundos de García Pierna.

PUB
Cube Litening Air

Rui Costa, campeão do mundo em 2023, continua a ser o único português a vencer a Volta à Comunidade Valenciana, triunfo alcançado em 2023.

Também vais gostar destes!