Na primeira semana de Volta a Espanha 2025, já há muito para dizer! E há até um líder da geral que ninguém esperava que estivesse neste momento de vermelho, na verdade: Træen segura a camisola vermelha após a
primeira semana da Vuelta!
Regressemos ao início para um resumo dos acontecimentos até agora, com a ajuda dos vídeos do canal de YouTube TNT Sports Cycling. A corrida começou em Turim, com uma vitória ao sprint de Jasper Philipsen, que vestiu de vermelho logo no arranque.
No dia seguinte, Jonas Vingegaard mostrou porque é um dos grandes favoritos, triunfando na segunda etapa em subida.
E no dia seguinte foi David Gaudu a destacar-se, aproveitando a chegada em alto para conquistar um triunfo de prestígio.
No dia seguinte, Ben Turner, da INEOS, brilhou na quarta etapa ao impor-se numa jornada alpina marcada pela dureza do percurso.
Depois veio o primeiro contrarrelógio por equipas, que deu vantagem à UAE Team Emirates-XRG, que reforçou o peso da sua candidatura colectiva, ainda que nesse dia Vingegaard tenha recuperado a liderança da geral.
No entanto, a história mudou logo a seguir. Na sexta etapa, Jay Vine
brilhou numa fuga de longa distância e venceu a solo, conquistando também pontos importantes para a montanha.
E foi nessa mesma jornada que o norueguês Torstein Træen surpreendeu ao vestir a camisola vermelha de líder, assumindo um protagonismo
inesperado para a Bahrain Victorious.
No dia seguinte, Juan Ayuso deu a resposta mais aguardada pelos adeptos espanhóis. Depois de um contratempo na etapa anterior, atacou de longe na subida a Cerler e venceu em casa, num triunfo que incendiou as redes sociais pela falta de apoio ao seu líder no dia anterior.
Apesar disso, Træen manteve a liderança da classificação geral, com Vingegaard e João Almeida logo atrás. Já no domingo, na subida a Valdezcaray, o dinamarquês bicampeão do Tour voltou a dar um golpe de autoridade: venceu a solo após uma jogada da Visma que apanhou a equipa da UAE distraída.
E João Almeida, sem apoio dos companheiros, não conseguiu fechar o espaço montanha acima, fazendo com que Vingegaard conseguisse somar a 40.ª vitória da carreira e reduzir a desvantagem para o líder norueguês.
Assim, no fecho da primeira semana, após o dia de descanso de ontem, hoje a camisola vermelha continua com Træen, que tem 37 segundos de vantagem sobre Vingegaard e 1:15 minutos de Almeida.
Tom Pidcock, em excelente forma, está na quarta posição, mostrando que também pode ambicionar um lugar no pódio.
E A UAE Team Emirates-XRG mostra que tem algumas lutas internas que podem dificultar a luta de João Almeida pelo primeiro lugar nesta Vuelta.
Mais info:
Crédito das imagens: LaVuelta.es website / ASO


