Foi recentemente apresentada a Cinelli Aeroscoop, aquela que a própria marca afirma ser a bicicleta de estrada “mais rápida de sempre”. Mais provocatoriamente, dizem que esta modelo poderá ser aerodinamicamente superior à Specialized Tarmac SL8.

PUB
Cube Litening Air

Esta comparação gerou atenção imediata. No entanto, uma análise técnica mais cuidada dos dados disponíveis pode não sustentar essa leitura de forma clara.

A aerodinâmica no ciclismo de estrada não é um conceito novo. Pelo contrário, a redução do arrasto é um dos principais fatores de eficiência acima dos 40 km/hora, dizem os especialistas.

É precisamente nesse ponto que a Cinelli fundamenta a sua narrativa. Segundo a marca, testes em túnel de vento realizados pela Tour Magazine colocam a Aeroscoop entre as dez bicicletas mais aerodinâmicas já testadas. Além disso, em condições específicas de vento frontal (0° de yaw) a 45 km/hora, a bicicleta surgiria ligeiramente à frente da Tarmac SL8.

No entanto, quando se analisam dados independentes, o cenário muda. Testes conduzidos pelo Cyclingnews, usando um protocolo padronizado e mais abrangente, mostram resultados menos favoráveis.

Nessas medições, a Aeroscoop ficou consistentemente atrás de referências como a Cervélo S5. Mais relevante ainda, apresentou um desempenho aerodinâmico global inferior ao da Tarmac SL8.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Peso, design e expetativas

Em termos de peso, a Aeroscoop é competitiva. As configurações anunciadas ficam abaixo dos 7 kg. Isso coloca-a dentro do padrão atual das bicicletas aero de topo de gama.

Esta bicicleta é um projeto sólido e tecnicamente interessante, tem identidade própria e argumentos válidos no segmento performance. Vale a pena dar uma olhada ao site da marca, link abaixo.


Mais informações:
www.cinelli-milano.com
Crédito das imagens:
Cinelli

Também vais gostar destes!