O fim da época de ciclismo de estrada chegou, como já todos percebemos, e isso significa, entre tristeza e outros feelings, uma coisa: é hora de fazer balanços! Mas também de olhar para as promessas que podem surgir muito em breve no panorama do ciclismo internacional…

PUB
Beeq E-Bikes

Destacamos cinco jovens ciclistas, jovens talentos que prometem agitar o pelotão nas próximas temporadas. Todos eles saem da geração nascida em 2005, um conjunto de atletas que está recheado de “estrelas” em ascensão!

1. Matthew Brennan

Visma | Lease a Bike – Grã-Bretanha – 08/06/2005

O nome do momento! Matthew Brennan é a revelação de 2025. Embora já tivesse mostrado potencial nas categorias de base, ninguém esperava uma ascensão tão meteórica.

O britânico da Visma explodiu esta temporada, somando 12 vitórias em provas de alto nível — incluindo nas Voltas à Catalunha e à Romandie. Rápido, explosivo e com talento para as clássicas, Brennan parece destinado a tornar-se um dos grandes nomes do pelotão mundial.

2. Jarno Widar

Lotto-Intermarché (Lotto Development em 2025) – Bélgica – 13/11/2005

PUB
Beeq E-Bikes

Ainda sub-23, mas já “a dar cartas”! Jarno Widar dominou por completo a categoria este ano: venceu o Circuito das Ardenas, a Liège-Bastogne-Liège Sub-23, o Ronde de l’Isard, o Tour do Val d’Aoste, foi campeão europeu sub-23 e ainda terminou em 2.º no Tour de l’Avenir. Um ano de sonho para o belga, que se prepara para dar o salto para o WorldTour em 2026.

3. Jorgen Nordhagen

Visma | Lease a Bike – Noruega – 10/01/2005

Outro “diamante” da Visma, Jorgen Nordhagen teve uma época sólida, mesmo sem grandes vitórias. Foi 3.º no Tour de l’Avenir, 4.º no Giro Next Gen e 5.º no Tour de Guangxi, resultados que confirmam o seu enorme potencial em corridas por etapas. Ainda falta um “clique” para brilhar ao mais alto nível, mas o talento está todo lá.

PUB

4. Pablo Torres

UAE Emirates XRG – Espanha – 10/11/2005

Quem viu a estrondosa subida de Pablo Torres ao Col du Finestre no Tour de l’Avenir 2024 sabe do que ele é capaz. O espanhol é um trepador puro, daqueles que adoram as montanhas mais duras.

A estreia no WorldTour em 2025 não foi fácil, é verdade, mas o contrato longo com a UAE até 2030 mostra que a equipa acredita no seu futuro.

5. Léo Bisiaux

Decathlon CMA CGM – França – 14/02/2005

Fechamos este top 5 com um dos franceses mais promissores da nova geração. Léo Bisiaux já era uma promessa nos tempos de júnior e confirmou o seu valor este ano, com uma vitória de etapa e um 3.º lugar geral na Volta a Burgos.

A estreia na Vuelta não foi perfeita, mas o talento é inegável. À sombra de Paul Seixas na Decathlon CMA CGM, Bisiaux tem tudo para brilhar nas Grandes Voltas do futuro.

Ou seja, aqui está a geração de 2005 a chegar com tudo, prometendo marcar a próxima década do ciclismo mundial. Entre britânicos “voadores”, belgas versáteis, espanhóis trepadores e franceses voltistas, o futuro do pelotão estará em boas mãos.


Crédito das imagens: Visma Lease a Bike/X; UAE Emirates/X; Giro Next Gen Twitter – https://x.com/gironextgen/status/1800547331139674570/photo/1

PUB
Novidades Trek 2026

Também vais gostar destes!