Mark Cavendish foi ordenado cavaleiro, por ocasião do aniversário do Rei da Inglaterra. O corredor britânico, um dos melhores velocistas da história do ciclismo, recebeu esta distinção pelos serviços prestados à coroa.

PUB
Prototype

O sprinter Astana, de 39 anos, que representou a Academia de ciclismo da Grã-Bretanha antes de iniciar sua carreira profissional, tem um total de 164 vitórias na carreira, 53 das quais em etapas de Grandes Voltas no seu impressionante palmarés.

PUB
Nova Mondraker Dune

Nestas incluem-se as célebres 34 no Tour de França – um recorde em igualdade com Eddy Merckx que Cavendish há dois anos que tenta bater e que voltará a tentar nesta edição da prova. O corredor britânico conta igualmente um título mundial de fundo, três títulos mundiais de pista e uma medalha de prata olímpica de pista.

Além deste impressionante registo, Mark Cavendish também está muito envolvido no ciclismo britânico. Stephen Park, diretor de desempenho da seleção britânica, disse: “Em nome do ciclismo britânico, gostaria de felicitar Mark Cavendish pelo título de cavaleiro. Mark é o maior velocista da nossa modalidade e um dos maiores desportistas da Grã-Bretanha, mas o mais importante é que é um modelo fantástico para muitos jovens corredores britânicos que procuram seguir os seus passos”.

Mark Cavendish tinha planeado retirar-se do profissionalismo após a Volta a França de 2023, onde tentou a 35.ª vitória em etapa, mas foi vítima de queda e obrigado a abandonar sem conseguir o seu objetivo.

Por isso, ‘Manxman’ decidiu prolongar mais um ano a sua já longa carreira e regressará às estradas do Tour pela última vez em 2024. “Continuar a competir pelo pódio depois dos contratempos que enfrentou é uma prova da sua coragem incomparável, determinação e amor pelo desporto. Como milhões de fãs de ciclismo em todo o país, apoiaremos Sir Mark neste verão, mas aconteça o que acontecer, porque o seu lugar no panteão dos grandes nomes do ciclismo britânico está totalmente garantido”, concluiu Stephen Park.


Créditos da imagem: Mark Cavendish Twitter – https://x.com/MarkCavendish/status/1615372158133313536/photo/1

PUB
Nova Mondraker Dune

Também vais gostar destes!