Mark Cavendish exteriorizou, de forma efusiva, desagrado com o condutor de uma moto de reportagem televisiva durante a 6.ª etapa da Volta à Grã-Bretanha, esta sexta-feira, por alegadamente estar a beneficiar os adversários. O corredor britânico recorreu, depois, à mesma câmara para justificar aos telespectadores os motivos da irritação.

PUB
Beeq E-Bikes

Cavendish integrava uma fuga de nove corredores que se formou após uma primeira hora frenética, mas pareceu desconfortável com a presença de Mark Donovan (DSM), devido à ameaça deste aos melhores da classificação geral, o que motivava a perseguição do pelotão liderado pela Ineos.

Numa estratégia com o companheiro de equipa na Deceuninck-QuickStep, Tim Declercq, que também integrava a fuga, Cavendish tentou descartar Donovan do grupo. Primeiro, Declercq acelerou, enquanto Cavendish abria um espaço para deixar-se ‘cortar’ com o adversário britânico, além de George Bennett (Jumbo-Visma) e Mason Holyman (Israel Start-Up Nation). Cavendish forçou os outros a perseguir o grupo da frente e depois ‘saiu de esticão’ para fazer a ponte. Bennett agarrou-se à sua roda, mas Donovan e Holyman ficaram para trás, numa tática bem-sucedida.

No entanto, algum tempo depois de Cavendish e Declercq forçarem o andamento no grupo da frente para distanciar os demais, o velocista britânico deixou-se atrasar uma vez mais, mas para protestar com o condutor da moto de TV, por considerar que o veículo estaria a dar abrigo ao grupo perseguidor – onde seguia Mark Donavan.

“Você está a ajudá-los! O que é que está a fazer?!” gritou Cavendish [como é audível no vídeo publicado abaixo].

Momentos depois, quando a moto se abeirou do corredor, este dirigiu-se às câmaras e aos telespectadores diretamente. “Para todos vocês em casa, estas motos têm uma influência na corrida”, disse. “Aqueles tipos [referindo-se aos adversários] estão a beneficiar do abrigo”, afirmou.

Apesar dos melhores esforços dos restantes, e dos ataques posteriores de Cavendish e Declercq, a fuga foi anulada nos últimos 20 km. No final, foi um grupo de dez corredores, que selecionou o pelotão, a discutir a vitória na etapa, com Wout van Aert (Jumbo-Visma), após o belga ter acelerado numa pequena subida a 14 km do final – para arrecadar o terceiro triunfo nesta edição da Volta à Grã-Bretanha.

Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) foi segundo e manteve a camisa azul de líder da classificação geral. A faltarem duas etapas para a conclusão da prova, o britânico tem 17 segundos de vantagem sobre Van Aert e 21 segundos sobre Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep).

PUB
Garmin

Também vais gostar destes!