Duas provas IRONMAN em Portugal na mesma cidade portuguesa, Cascais, e no mesmo fim de semana: falamos da primeira edição do IRONMAN Portugal – Cascais, que decorre já amanhã, e da quarta edição do IRONMAN 70.3 Portugal – Cascais, no domingo. É quase “obrigatório” ir a Cascais este fim de semana!

PUB
KTM E-Bikes BTT

No total dos dois dias estão por cá a competir mais de 4.400 atletas, com o número recorde de participantes portugueses em triatlo de longa distância (367) e num evento conjunto que foi adiado por um ano devido à pandemia.

A prova da distância rainha IRONMAN destaca-se nesta primeira edição pelos cerca de 2.200 atletas de Grupos de Idade, não profissionais e 367 portugueses inscritos.

Já a prova de média distância, o IRONMAN 70.3, este ano apresenta a lista mais forte de sempre, com 90 atletas profissionais e muito nomes sonantes do triatlo internacional e nacional. O evento terá mais de 70 nacionalidades representadas, sendo que cerca de 88% são estrangeiros.

Nos participantes masculinos, o destaque vai para Filipe Azevedo, com o dorsal número dois, um dos atletas portugueses mais bem cotados da atualidade, duas vezes campeão do IRONMAN 70.3 Shangai 2018/2019 e medalha de bronze em Cascais nas duas últimas edições.

Filipe Azevedo

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Destaque também para João Ferreira, vice-campeão nacional de média distância e 10º classificado no mundial de longa distância.

As grandes figuras estrangeiras, por sua vez, são:

  • Com o número um, o belga Bart Aernouts, vice-campeão do mundo de IRONMAN em 2018, no Havaii;
  • Jan Stratmann, com o dorsal três, o triatleta alemão de 26 anos que venceu este ano o 70.3 de Zell am See e foi 3º em Elsinore e 7º no Dubai;
  • E o trio de atletas olímpicos em Tóquio: o inglês Jonathan Brownlee, o norueguês Casper Stornes e o australiano Aaron Royle.

No sector feminino, o nome de Raquel Rocha destaca-se entre as portuguesas. E esta bicampeã nacional de média distância vai ter a companhia da compatriota Vera Vilaça.

Kimberley Morrison e Raquel Rocha na conferência de imprensa que antece as provas.

Mas têm com concorrência de peso, pois para conseguirem a vitória em Cascais terão de superar o seguinte trio de inglesas: Nikki Bartlett, India Lee e Kimberley Morrison. E ainda a suíça Nina Derron, por exemplo.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Os percursos

Os atletas que competem no IRONMAN Portugal-Cascais vão nadar 3,8 km numa única volta na Baía de Cascais e sair da água em frente da Fortaleza, no Clube Naval.

Após a transição, os atletas enfrentarão um percurso de ciclismo de 180,2 km ao longo da estrada da Praia do Guincho e pela floresta de Sintra, isto antes de entrar no Circuito do Estoril.

Os atletas terminam depois o percurso de ciclismo com duas voltas, uma mais curta, em estradas planas e paralelas ao oceano, entre Cascais e Oeiras.

As três voltas do percurso de corrida de 42,2 km têm início de novo no Hipódromo, seguindo a linha costeira da estrada do Guincho até ao Cabo Raso, para depois regressarem a Cascais.

Os atletas que competem no IRONMAN 70.3 Portugal – Cascais no domingo realizam os três segmentos em metade das distâncias: 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

O IRONMAN Portugal-Cascais oferece 45 slots para o Campeonato do Mundo IRONMAN em Kailua-Kona Hawaii 2022 e o 70.3 Portugal – Cascais oferece 45 slots para o Campeonato do Mundo 70.3 em St. George, Utah, em 2022.

PUB
Specialized Levo

Mais info:

Também vais gostar destes!