O campeão olímpico de estrada Richard Carapaz foi forçado a abandonar a Vuelta a Espanha durante a 14.ª etapa, no sábado, devido a fadiga excessiva.

PUB
Prototype

O corredor de 28 anos, que obteve uma vitória extraordinária na corrida masculina de fundo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, conquistando a medalha de ouro, depois de ter sido 3.º no Tour de França (atrás de Tadej Pogacar e de Jonas Vingegaard), chegou à Vuelta como eventual candidato à classificação geral.

O equatoriano fora em segundo, atrás de Primoz Roglic na edição da corrida espanhola de 2020, mas desta vez nunca foi capaz de atingir o seu melhor rendimento nas duas primeiras semanas da competição. Pelo contrário, foi decrescendo. O corredor da Ineos-Grenadiers ocupava apenas a 49.ª posição da classificação geral.

Na etapa 14, de alta montanha, revelou desde logo dificuldades na primeira subida do dia, baixou à retaguarda do pelotão e quando os principais contendores atacaram a subida final, o Pico de Villuercas, o destino de Carapaz já estava setenciado.

“Queria ajudar a equipa na Vuelta e tenho dado tudo de mim todos os dias, mas infelizmente sofri muito com o calor e estou totalmente vazio”, disse Carapaz na manhã deste domingo, num breve comunicado da sua equipa.

PUB
Riese & Müller Multitinker

“Agora vou recuperar e meter o conta-quilómetros a zeros. Estou muito orgulhoso do que consegui nesta temporada e trabalharei duro para alcançar mais sucessos”, afirmou o corredor.

Também vais gostar destes!