Não podemos ter um porque este bidon 100% compostável inventado pela Cannondale não estará à venda para o público “normal”… Será especialmente usado pela equipa profissional do World Tour que tem o apoio da marca, a EF Education – EasyPost (e também pela equipa feminina EF Education-TIBCO-SVB).

PUB
TrekFest 2024

E a estreia é já neste Giro d’Italia. Trata-se de um bidon em tudo parecido com os demais em termos visuais, mas que na verdade é “100% compostável”, fabricado à base de derivados de plantas. A válvula, a tampa e o bidon em si, além de compostáveis, estão libertos de BPA, plástico e metais pesados, garante a Cannondale.

Mas o que significa aqui compostável? Basicamente, devido à sua composição, estes bidons decompõem-se no solo em apenas três meses, isto com base num sistema de compostagem industrial que permite que tal aconteça quando o material utilizado no fabrico está exposto a microorganismos, calor e humidade.

E são as Normas Europeias de Compostagem EN13242 que o certificam, sendo que, em casa e em situações normais, o tempo previsto de decomposição andará entre os dez e os doze meses, dependendo do tipo de sistema doméstico de compostagem utilizado.

A Cannondale revela que as equipas EF Education – EasyPost e EF Education – TIBCO – SVB “gastam” cerca de 34.000 bidons por temporada. Mais: todo o pelotão internacional usa qualquer coisa como 630.000 bidons por ano, vindo 70.000 do Grand Tour.

PUB
TrekFest 2024

Já referimos que este bidon 100% compostável não estará à venda normalmente, mas há outra novidade: este ano será usado apena pela equipa World Tour que tem o apoio Cannondale, mas a ideia é licenciar o uso do produto a todas as equipas do circuito logo em 2023.

Mais info:

Também vais gostar destes!