Estão prestes a começar os Campeonatos do Mundo de ciclismo 2023, que se realizam este ano em Glasgow, na Escócia. Com provas nas várias vertentes do ciclismo, muitas figuras ilustres e uma forte representação portuguesa, difícil vai ser não ficar agarrado à emissão das competições…

PUB
Specialized Levo

E a comitiva portuguesa que vai representar a seleção nacional em várias das provas, que se desenrolam de 3 a 13 de agosto, é constituída por 39 corredores em diferentes disciplinas.

Em números, e segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo, os corredores lusos alinham em 42 corridas, são acompanhados por 24 elementos de equipa técnica, com 13 viaturas automóveis e 82 bicicletas.

Na estrada vamos poder ver: Daniela Campos, Vera Vilaça, André Carvalho, João Almeida, Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro, isto na categoria de elites. António Morgado, Daniel Lima, Diogo Gonçalves, Gonçalo Tavares e Lucas Lopes fazem-se representar no escalão de sub-23, enquanto Daniela Simão, Raquel Dias, José Moreira e Tiago Santos são os juniores em ação por terras inglesas.

Fora de estrada, no BTT, a equipa lusa vai contar em elites com Raquel Queirós, Gonçalo Bandeira, Guilherme Mota, José Dias, Nuno Reis e Tiago Ferreira. Ana Santos, Diogo Neves e João Cruz competem em sub-23 e nos juniores temos Beatriz Guerra, Álvaro Pestana, Guilherme Barros, Pedro Câmara e Rafael Sousa.

PUB
Orbea Genius Dealers

Na pista, e somente em elites, a equipa é composta por Daniela Campos, Maria Martins, Iúri Leitão, João Martins, Ivo e Rui Oliveira. A seleção nacional está ainda representada no BMX racing com Renato da Silva, em júniores.

Dada a imensa variedade de provas (qualificações, semi-finais e finais), pode ser difícil perceber como e onde acontecem. Desta forma recomendamos que consultes os horários ao pormenor no site oficial da UCI, na página criada para esse mesmo efeito.

Abaixo destacamos as presenças dos atletas portugueses:

PUB
Cube Stereo ONE

Estrada Fundo Elites Masculinos: João Almeida, André Carvalho, Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro – 6 de agosto às 9h30.

Estrada Fundo Elites Feminino: Vera Vilaça – 13 de agosto às 12h00.

Estrada Fundo sub-23: António Morgado, Gonçalo Tavares, Daniel Lima, Diogo Gonçalves e Lucas Lopes – 12 de agosto às 11h30.

Estrada Fundo sub-23 Feminina: Daniela Campos.

Estrada Fundo Juniores Masculinos: José Moreira e Tiago Santos – 5 de agosto às 13h00.

Estrada Fundo Juniores Femininas: Raquel Dias e Daniela Simão – 5 de agosto às 10h00.

BTT XCO Elites Femininas: Raquel Queirós.

PUB
Specialized Levo

BTT sub-23 XCO masculinos: Diogo Neves e João Cruz.

 

BTT sub-23 XCO Femininos: Ana Santos.

BTT Juniores XCO Masculinos: Rafael Sousa e Guilherme Barros.

BTT Juniores XCO Femininas: Beatriz Guerra.

BTT Elites XCM Masculinos: Tiago Ferreira, Guilherme Mota e José Dias.

BMX Racing Juniores: Renato Silva.

BTT Downhill Elites: Gonçalo Bandeira.

BTT Downhill Juniores: Nuno Reis, Pedro Câmara e Álvaro Pestana.

Paraciclismo: Telmo Pinão (C2), Bernardo Vieira (C1), Flávio Pacheco (H4), Luís Costa (H5).

Mais info:

Lê também:

Tadej Pogacar anunciado para os Mundiais

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!