No âmbito da Semana do Ciclismo em Barcelona, ​​realizou-se o Campeonato do Mundo UCI Mountain Bike Cross Country Eliminator (XCE) 2022: a atual campeã, a italiana Gaia Tormena, conseguiu revalidar este fim de semana o seu título, enquanto o francês Titouan Perrin destronou o campeão anterior, o alemão Simon Gegenheimer.

PUB
Giant TCR 2024

A categoria Eliminator é uma sucessão frenética de eliminatórias curtas que deixam uma seleção dos melhores e mais rápidos corredores, que se enfrentam entre si numa corrida final final. O cenário é normalmente urbano, inserindo obstáculos no percurso (tanto artificiais quanto próprios de uma cidade), necessários para tornar a corrida mais atraente para o público e mais difícil para os atletas.

Primeiro, foram as mulheres que competiram pela camisa arco-íris. E foi a atual campeã, a italiana Gaia Tormena, que assumiu as rédeas da corrida, disposta a não dar hipóteses às adversárias. Desta forma, não abandonou em nenhum momento a liderança, proclamando-se campeã do mundo pelo segundo ano consecutivo. A francesa Coline Clauzure e a sueca Holmegard fecharam o pódio.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Já a prova da categoria masculina foi um pouco mais renhida. O francês Perrin Ganier conseguiu ganhar uns metros de vantagem no final, conquistando assim a vitória. Foi a sua quinta vitória no Mundial desta vertente Eliminator, deixando para trás o campeão anterior, o alemão Gegenheimer. O porto-riquenho Ricky Morales subiu ao terceiro lugar do pódio, um excelente resultado para o jovem corredor.

Fotografias: María Soteras e Juan Lladó.

PUB
Prototype

Também vais gostar destes!