O sistema Bikefitting.com da Shimano não é novidade aqui nas páginas do GoRide.pt, mas novo é sim o facto de esta ferramenta online ter recebido agora uma atualização importante… Segundo a marca, “está mais fácil de usar e mais precisa”.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Esta ferramenta de Bikefit  da Shimano recebe assim uma atualização complementar para ajudar na escolha do tamanho de uma nova bicicleta. Desta forma, a escolha, de acordo com o fabricante nipónico, poderá fazer parte parte de um processo mais simples.

Bikefit Shimano

Como podemos ler no comunicado de imprensa da Shimano, “as geometrias dos quadros estão a ficar cada vez mais complexas, acrescentando diferentes categorias de tamanhos e medidas, dependendo das marcas e modalidades. A evolução tornou a escolha do tamanho algo muito complexo”, explica a marca.

bikefit Shimano

Assim sendo, o site bikefitting.com oferece agora um serviço adicional para orientar melhor os utilizadores nesta importante tarefa de escolher o tamanho certo.

Deves fornecer as tuas medidas corporais, isto porque “as proporções corporais de cada pessoa são diferentes, e até pessoas com a mesma altura podem ter tamanhos muito variados em termos de tronco, braços ou pernas”, afirma a Shimano. Qualquer consideração sobre tamanhos deve ter estes aspetos em conta para não ser excessivamente genérica.

PUB
Specialized Levo

Também devemos ter em consideração certos detalhes da bicicleta, já que duas bicicletas que apresentem o mesmo tamanho podem ter geometrias completamente diferentes.

“O aumento das categorias de bicicletas nos últimos anos (endurance, aero, gravel, trekking…) também tem levado a um aumento de variáveis nas medidas de alcance (reach) e altura (stack). Mesmo que se tente simplificar para um único tamanho, é um fator a considerar”, afirma a marca.

Finalmente, a Shimano também aborda o estilo e a preferência pessoal do ciclista, já que as diferentes posições que o mesmo pode adotar na bicicleta afetam a escolha do tamanho.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A Shimano comenta que “quem gosta de andar mais ‘direito’ e confortável pode precisar de uma bicicleta com uma maior altura, que permita posicionar o guiador mais elevado. Nesse caso, talvez seja necessária uma bicicleta de tamanho acima do que o esperado, de forma a fornecer uma altura de quadro adequada para a posição do selim”. Por outro lado, se o estilo de condução tender para o mais agressivo, a situação pode inverter-se…

Por fim, a nota de imprensa revela também que “esta nova atualização de escolha de tamanhos para bicicletas da plataforma Bikefitting.com irá ter em consideração todos esses fatores, tentando simplificar a escolha do tamanho da bicicleta.

“Graças ao algoritmo e a uma base de dados com mais de 35.000 bicicletas, aconselhar sobre algo tão importante poder ser uma tarefa mais simples”, referem. Deixamos-te o link em baixo para que possas experimentar a plataforma.

Mais info:


Imagens: Shimano

Também vais gostar destes!