A primeira etapa do Giro surpreendeu? Digamos que mais ou menos, porque os três primeiros atletas não são raros de se verem nas posições cimeiras de um contrarrelógio. E a segunda? Talvez o mais surpreendente sejam os tempos do especialista Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), que chegou a perder 15 segundos para Remco Evenepoel (Soudal Quick-step) em apenas 19,6 km…

PUB
Prototype

No primeiro dia, em 3º lugar ficou o nosso João Almeida (UAE Team Emirates) ficou a 33 segundos do vencedor belga, o que demonstra bem a forma física com que Evenepoel atacou o Giro. Antes de abandonar a prova, claro… Mas neste artigo o mais importante é mesmo a bicicleta que transportou Remco Evenepoel à vitória: a Specialized S-Works Shiv TT.

Specialized S-Works Shiv TT

A gama Shiv de TT da marca norte-americana é um clássico no seu catálogo, mas que se mantém perfeitamente atual e com um design intemporal. Contudo, evidentemente que o modelo foi recebendo atualizações.

A última novidade foi a introdução de uma nova forqueta, com uma geometria diferente. Foram também aplicados os travões de disco que não equipavam o modelo anterior. O quadro, como não poderia deixar de ser, é um S-Works fabricado com exclusiva fibra de carbono Fact 11r Carbon.

PUB
Prototype

E esta Shiv de Remco apresenta uma lista de componentes topo de gama, que estão ao alcance apenas dos mais abastados, diga-se. Destacamos as rodas Roval (marca Specialized), sendo a da frente a Roval CLX e a traseira a Roval 007 lenticular. E personalizadas para o atleta belga. Os pneus que envolvem estas rodas pertencem também à marca, são os Specialized Turbo Cotton.

A transmissão ficou a cargo da Shimano, com o grupo Dura-Ace Di2, e com um “enorme” pedaleiro de 54-40 dentes. A travagem mantém a mesma gama da Shimano, com discos de 140 mm, mais que suficientes para a disciplina de CR. Desta forma, poupam-se uns gramas no peso total…

O guiador é composto por uma peça única fabricada em fibra de carbono, e com extensores ajustáveis que ajudam o ciclista a encontrar a sua posição ideal. O selim pertence também à Specialized, sendo este um exclusivo (e caro) S-Works Power de concepção 3D e polímero líquido.

PUB
TrekFest 2024

Ficha técnica da Specialized S-Works Shiv TT de Remco Evenepoel:

  • Quadro: S-Works FACT 11r Carbon;
  • Transmissão: Shimano Dura-Ace Di2;
  • Travões: Shimano Dura-Ace Di2 (140 mm);
  • Rodas: (frente) Roval CLX (trás) Roval 007;
  • Pneus: Specialized Turbo Cotton;
  • Guiador: Specialized Shiv TT Integrated bar/stem aerobar;
  • Selim: S-Works Power;
  • Espigão de selim: S-Works Venge Aero.

Aos dias de hoje, a Specialized não vende nenhum modelo Shiv TT completo, pelo que só é possível adquirir o quadro em separado. Está disponível por 6.000 euros, algo que depois requer a compra e instalação dos restantes componentes…

Mais info:

Lê também:

Specialized e Fjällräven lançam mais novidades para os aventureiros da bicicleta

Imagens: Soudal Quick-step // Specialized // Giro de Itália

PUB
Nova Trek Supercaliber

Também vais gostar destes!