Primeiro, foi a BH iLynx Race, no ano passado; agora, chega a vez de outra novidade: a BH iLynx Trail 2022, aquela que é a versão para trail do conceito de e-BTT “que abriu caminho para as e-BTT leves no portfólio da marca”. O que a caracteriza, além de um peso total de 18,7 kg em certas versões?

PUB
GoGadget.pt

Antes de mais, o novo motor 2EXMAG, que é a otimização da unidade própria da BH que já existia. Com um sensor de binário telemétrico que fornece uma assistência progressiva de até 300%, o 2EXMAG é ainda mais leve, com 2,1 kg, mantendo todos os benefícios da versão anterior: 250 W de potência e 65 Nm de binário máximo.

Embora sejam as suas dimensões e propriedades dinâmicas que lhe permitem oferecer um caracter único a esta nova e-BTT, diz a BH que é agora possível obter um Q-Factor muito contido, oferecendo uma posição de pedalada natural.

“Além disso, quando o motor não auxilia, o ciclista pode pedalar sem nenhum atrito adicional, como se se tratasse de uma bicicleta convencional”, garantem. Isto pode fazer com que pedalemos acima de 25 km/hora com o mesmo esforço requerido numa BTT não motorizada.

As informações recolhidas pelo referido sensor de binário e pelo sensor de velocidade integrados, juntamente com o novo software presente na “gestão” desta BH iLynx Trail 2022, “permitem que o motor forneça a sua potência da forma mais suave e progressiva possível”, podendo assistir em cadências altas de até 110 rpm.

PUB
Polisport Trailer

A bateria integrada é de 540Wh e pode chegar aos 130 km de autonomia, refere o fabricante, sendo ainda possível acrescentar uma bateria adicional Xpro; esta pode ser instalada através do sistema Plug & Ride e assim chegar a uma capacidade de 720Wh, o que pode trazer 175 km de autonomia, dizem.

Novo comando iRemote

Os cursos de suspensão chegam aos 150 mm e o sistema de suspensão total Split Pivot marca presença numa geometria herdada das bicicletas de trail da marca. Mas uma das outras novidades a ter em conta é o novo comando iRemote, até porque este modelo dispensa o tradicional visor que encontramos em boa parte das e-BTT do momento.

Este controlo no guiador, do lado esquerdo, conta com três botões vibratórios que servem para alternarmos entre os modos de assistência e ligar e desligar o motor. Além disso, o iRemot dispõe de um sistema de iluminação LED que apresenta o nível da bateria e o modo de funcionamento a cada momento.

O iRemote é compatível com dispositivos Garmin, permitindo a visualização nesses ciclocomputadores de vários dados extra do sistema, tais como o estado da bateria, a velocidade, a cadência e a autonomia, por exemplo.

Além disso, graças à app móvel BH iConnect, é possível alterar o número de modos, bem como a percentagem de assistência e a aceleração de cada um.

Quadros em carbono

Há muitas heranças vindas das bicicletas de suspensão total da marca. Além do sistema Split Pivot, que já vimos em pormenor em alguns testes aqui no GoRide.pt, o quadro é composto totalmente por carbono e foi utilizada fibra de carbono Ballistic. O peso fica-se pelos 1.975 gramas.

Isto faz com que alguns dos modelos pesem 16 kg, o que é um recorde entre as elétrica de BTT da BH. A geometria está concebida para oferecer as sensações de condução de uma bicicleta de trail convencional, com escoras compactas, com 451 mm, e um ângulo de direção de 66º. O reach é de 453 mm (no tamanho M).

Além disso, entre o equipamento em destaque encontramos um desviador traseiro Sram UDH, fecho de selim integrado, cablagem totalmente interna, bloqueio de direção BlockLock by Acros e o inevitável sistema de ferramentas integrado no tubo de direção, o FIT.

Outro destaque é a evolução para o tipo de eixo Super Boost, algo que permite montar rodas mais robustas e pneus de até 2,6 polegadas.

A nova gama BH iLynx Trail para conta com quatro montagens diferentes, sendo que cada um oferece cinco opções de cores de série e a possibilidade de personalizar a respetiva estética através do programa BH Unique.

Todos os modelos estão disponíveis nos tamanhos SM a XL e os preços começam nos 6.499 euros. Está tudo no site oficial da BH, incluindo as listas de especificações de todos os modelos.

Mais info:

PUB
Polisport MudPro

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Bikes